Topo

Bala na Cesta

Após surra no jogo 1, Spurs tentam abrir 2-0 contra Grizzlies hoje à noite na final do Oeste

Fábio Balassiano

21/05/2013 01h00

Foi uma grande aula de basquete ministrada pelo San Antonio Spurs no domingo no Texas. O time de Gregg Popovich jogou demais, mordeu desde o começo, inibiu completamente Zach Randolph (a foto ao lado é um exemplo de como o gordinho esteve bem vigiado em toda a partida) e venceu o Memphis por 105-83 no jogo 1 da decisão do Oeste. Hoje, a partir das 22h (ESPN exibe) tem a segunda partida. Alguns pontos sobre a peleja de logo mais:

1) O Memphis começou as três séries da pós-temporada fora de casa. Perdeu as três – contra Clippers, Thunder e agora Spurs. Virou as duas primeiras vencendo quatro das cinco seguintes contra os Clippers e quatro seguidas contra o OKC.

2) Gregg Popovich tem 19-3 quando seus times ganham o jogo 1 de uma série de playoff. O San Antonio, aliás, venceu todos os jogos 1 de playoff desde o playoff de 2011, quando perdeu justamente do Memphis na abertura de uma série que acabaria perdendo depois por 4-2.

3) Zach Randolph teve 1/8 e apenas dois pontos na partida. Sua média no playoff é de 19,7 e 51% nos arremessos. Será que o camisa 50 acorda na série?

4) Tony Parker (foto à esquerda) teve 20 pontos, 9 assistências e ajudou a forçar quatro erros de Mike Conley. Parker tem 22,4 pontos, 6,3 passes e 4,1 rebotes por jogo neste mata-mata. Tem jogado demais e tem menos cartaz do que merece, sem dúvida alguma. O cara é craque demais.

5) A defesa do Memphis, quase sempre fortíssima e pegando o adversário desde o começo das partidas, viu o Spurs largar com 31-14 e sair da partida com 14 bolas de três (recorde na história da franquia em playoff) com aproveitamento de 48,3% e 52,6% nos tiros de quadra. Na temporada, permitia 6,2 tiros longos por jogo, com 33,8% de aproveitamento e módicos 43,6% nos arremessos. A marcação do time de Lionel Hollins, portanto, precisa melhorar demais se os Grizzlies quiserem mesmo chegar à decisão da NBA.

6) Tracy McGrady jogou seu primeiro confronto de final de conferência da carreira. Foram sete minutos, e a torcida do San Antonio Spurs aplaudiu o craque de forma muito bacana no domingo.

O que será que acontecerá logo mais? Será que o Memphis acorda, ou o San Antonio Spurs seguirá dominando? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.