Topo

Bala na Cesta

Fluminense pode garantir vaga e classificar Tijuca pro NBB6 nesta quinta-feira no RJ

Fábio Balassiano

16/05/2013 14h02

Dia bacana para o basquete do Rio de Janeiro nesta noite com a segunda rodada do torneio de acesso ao NBB6. Estão em disputa duas vagas, três times disputando (o Suzano, vexame maior da temporada brasileira, desistiu de participar) e ontem o Tijuca já venceu o Macaé por 83-80. Arnaldinho (na foto à direita) foi o grande destaque do jogo. O camisa 32 lembrou o velho e bom Arnaldinho (aquele dos tempos insinuantes de Botafogo e Araraquara) e anotou incríveis 32 pontos com oito bolas de três convertidas. Além dele, brilhou pelos tijucanos o voluntarioso ala Cesar, com 14 pontos e oito rebotes.

"Fiquei muito feliz por ter conseguido me destacar nesse jogo, já que sofri com uma lesão no quadríceps durante praticamente toda a temporada do NBB. Entramos em quadra focados em conseguir sair com a vitória e deu tudo certo. Mas ainda não acabou e temos que seguir concentrados", disse Arnaldinho ao site da LNB.

Com isso, no jogo das 19h no ginásio do Tijuca entre Fluminense e Macaé uma vitória do tricolor carioca garante vaga não só ao time das Laranjeiras mas também aos tijucanos (os macaenses fechariam a participação sem vitória, e Flu e Tijuca ficariam com uma vitória e se enfrentariam nesta sexta-feira apenas para decidir quem seria o campeão do torneio de acesso).

Por isso o jogo de hoje é importante demais para o Fluminense, que não disputa um Nacional adulto masculino desde a temporada 2002. Apesar do clube não estar apoiando em praticamente nada, seja em termos de finanças, comunicação ou estrutura (é importante discutir se isso é válido para a agremiação, embora, diga-se, a torcida não tenha nada a ver com isso), esta quinta-feira pode marcar a volta do Flu a elite do basquete nacional – e isso é algo bacana demais para quem, como eu, se acostumou a acompanhar o clube ali no começo do século.

Daquele time de 2002 faziam parte Marcelinho Machado, Duda, Espiga (hoje assistente-técnico do Basquete Cearense), Keith Nelson e outros (saberia escalar os 12 aqui de cabeça, mas vou poupá-los) e o último jogo foi contra o Vasco de Hélio Rubens em uma série disputada e decidida apenas no último jogo (101-86 para os vascaínos, que estiveram perdendo de 0-1 e 1-2 antes de virar o confronto).

Por coincidência o último jogo foi justamente no ginásio do Tijuca que nesta noite pode servir de cenário de festa. Será que Flu e Tijuca garantem vaga no NBB6 logo mais?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.