Topo

Bala na Cesta

De novo com quarto período fulminante, São José bate Flamengo e abre 1-0 na semi do NBB

Fábio Balassiano

15/05/2013 07h02

No dia 29 de abril, São José abriu a série quartas-de-final contra o todo poderoso Brasília em casa e sofreu um bocado no começo do jogo. Parecia cansado, até respeitando demais os tricampeões. Mas no segundo tempo o time se soltou, fez 32-15 no último período e venceu o jogo 1 da série por 90-76, impulsionando uma vitória no confronto que viria exatos dez dias depois com outra exibição de gala no quarto derradeira (29-20 no dia 9 de abril pra fechar em 3-2 o duelo contra os candangos).

Tudo isso pra falar que o roteiro se repetiu ontem contra outro bicho-papão do NBB, o Flamengo. São José começou um pouco preso, sem conseguir fazer um bom jogo de contra-ataque e fez apenas 34 pontos. A sorte, pra eles, é que o rubro-negro também não estava em uma noite inspirada, e terminou a primeira metade com 33.

No segundo tempo, o roteiro se repetiu no terceiro período, mas no último lá veio São José para o abafa de novo. E deu certo novamente. Os joseenses fizeram 28-17, sufocaram o Flamengo, venceram um difícil rival em uma partida não tão boa em termos técnicos (pra variar) por 80-72 e abriram 1-0 na série. Agora há os dois jogos no Rio de Janeiro e o time de José Neto joga muito pressionado. Qualquer vitória dos paulistas e a semifinal pode acabar no quarto jogo lá no Vale do Paraíba. Alguns números interessantes:

1) Foi a terceira vitória seguida de São José nos playoffs
2) São José fez cinco jogos em casa na pós-temporada e venceu todos. Nos três últimos, contra Brasília (duas vezes) e Flamengo a diferença média nos triunfos foi de 12 pontos.
3) Fúlvio jogou muita bola ontem. Teve 17 pontos, 13 assistências, 6 rebotes e 29 de eficiência.
4) Outro que foi muitíssimo bem foi Jefferson Willian. O ala, cada vez mais regular e com mão calibrada, jogou contra seu ex-time e teve incríveis 27 pontos e 13 rebotes (32 de eficiência).
5) Sobre o vício dos três pontos brasileiro. São José teve 8/21 (38%), mas Jefferson sozinho conseguiu 5/8. Ou seja, o restante do time saiu-se com frágeis 3/13 (23,1%). O Flamengo, por sua vez, foi ainda pior: errou 17 de suas 22 tentativas e seguiu insistindo em chutar de longe. Fica sempre a pergunta: se não está caindo, insistir pra quê?

Viu o jogo? Gostou? Será que São José elimina o Flamengo? Ou o rubro-negro se recupera na série com os dois próximos jogos no Rio de Janeiro (17 e 19 de maio, na HSBC Arena)? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.