Topo

Bala na Cesta

Rafael Hettsheimer pode se tornar o segundo brasileiro campeão da Euroliga neste domingo

Fábio Balassiano

12/05/2013 01h20

No dia 11 de maio de 2003 (dez anos e um dia atrás, como você, inteligente leitor, reparou) o Barcelona tentava acabar com um jejum bem chato para um clube tão grande: depois de cinco vice-campeonatos de Euroliga e nenhuma conquista em mais de 40 anos de competição, o time de Svetislav Pesic jogaria diante de 16 mil pessoas no Palau Saint Jordi contra o fortíssimo Benneton Treviso do técnico Ettore Messina para enfim acabar com a seca.

E deu tudo certo. O Barcelona fez 76-65, levou os torcedores catalães ao delírio e acabaram coroando uma temporada perfeita do gênio-craque-mito Dejan Bodiroga, que conquistara o Mundial de seleções com a Iugoslávia em 2002 e foi o MVP da Euroliga após anotar 20 pontos e 8 rebotes na decisão (reveja lances aqui). Pouca gente lembra, mas naquele time do Barça também estava Anderson Varejão (foto à esquerda), primeiro e até então único brasileiro a ser campeão da Euroliga de basquete.

Então com 20 anos e em sua primeira temporada, ele chamava a atenção pelos cabelos, pela defesa e pela evolução que teve na estreia com a camisa azul-grená. Disputou 22 jogos na Euroliga, foi titular em um, no Final Four teve 9 e 5 minutos de quadra e deixou seu nome marcado na história.

E por que diabos eu falo isso tudo em um post de 2013? Porque neste domingo o brasileiro Rafael Hettsheimeir (foto à direita), do Real Madrid, pode entrar no mesmo grupo de Anderson Varejão. É bem verdade que o desempenho de Rafael no Real, vindo de uma temporada brilhante no Zaragoza, em que pese sua recuperação de lesão no joelho, é um pouco decepcionante (na Euroliga ele tem média de 5 minutos por jogo e nos playoffs só entrou em quadra em duas ocasiões (em uma delas, por 21 segundos).

Está longe de ser o cenário preferido pelo pivô quando escolheu o time merengue, mas pode ser que um pedaço da história esteja reservada a ele a partir das 16h deste domingo quando o Real Madrid enfrenta o Olympiacos na decisão da Euroliga podendo conquistar seu nono troféu da competição e fazendo de Rafael o segundo brasileiro a atingir o feito de campeão europeu.

Será que os madridistas superam os gregos logo mais? O canal Sports+, da Sky, exibe a peleja!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.