Topo

Bala na Cesta

Incrível, São José vence Brasília, elimina tricampeões e fará semifinal contra o Flamengo

Fábio Balassiano

10/05/2013 00h48

Foi um jogo muito bom de basquete na capital federal. Em um Nilson Nelson com bom público, o São José fez o que manda o figurino em partidas número 5 (ou 7 na NBA) fora de casa: impediu que os mandantes abrissem vantagem, jogou com uma concentração fora do comum, aproveitou-se dos erros (12) do rival e, quando teve a chance, abriu vantagem no placar.

Manual cumprido a risca, e a vitória veio com méritos e talento acima da média. Os joseenses, que contaram, vejam só vocês, com torcida na capital federal nesta quinta-feira, fizeram 29-20 no último período, bateram Brasília por 98-81 (tipo, os caras venceram os atuais tricampeões do NBB em um jogo 5 por 17 pontos, vocês têm noção do tamanho disso?), fecharam o duelo que até então só havia visto vitória dos donos da casa por 3-2 e se classificaram para as semifinais para enfrentar o Flamengo, time de melhor campanha na fase de classificação e que passou pelo Paulistano por 3-0. Andre Laws (foto à esquerda) foi o grande nome do jogo com 29 pontos, 6 assistências e 4 rebotes (atuação monstruosa!).

"Eu senti meu momento bom no jogo e soube aproveitar isso. Jogamos muito bem tanto na defesa quanto no ataque e conseguimos sair com a vitória. Sei que as defesas rivais se preocupam mais com Fúlvio e Murilo, mas minha característica sempre foi de pontuar. Consegui mais uma boa atuação em um jogo importante e o time está de parabéns", disse Laws ao site da Liga.

O São José conseguiu algumas coisas na noite de quinta-feira:
– Provocou a primeira eliminação de Brasília na história do NBB. Atuais tricampeões da competição, os candangos haviam perdido apenas na decisão para o Flamengo no já longínquo ano de 2009.
– Tornou-se o terceiro time a vencer um jogo 5 fora de casa (Brasília contra o Pinheiros ano passado e Paulistano contra o Basquete Cearense neste ano foram os outros)
– Fez com que o NBB já saiba que terá uma final inédita, já que Brasília esteve em todas as finais do torneio.
– Repetirá o feito do ano passado e o de Franca de dois ano atrás quando enfrentou, na mesma edição do NBB, Flamengo e Brasília no mata-mata. Por coincidência, nos dois anos Brasília foi campeão (NBB4 e NBB3). Sem os candangos pelo caminho, resta o rubro-negro para São José voltar a decisão.

Viu o jogo? Gostou? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.