Topo

Bala na Cesta

Grizzlies e Thunder abrem hoje semifinais do Oeste com duelo de pesos-pesados no garrafão

Fábio Balassiano

05/05/2013 08h30

Começam hoje as semifinais de conferência da NBA. A partir das 14h deste domingo, o Oklahoma City Thunder abre as portas de seu ginásio para receber o Memphis Grizzlies na mesma fase em que se encontraram dois anos atrás, quando, em um duelo memorável, o Thunder avançou pela primeira vez a final do Oeste ao bater um difícil rival por 4-3.

E o equilíbrio de 2011 tem tudo pra se repetir agora. Sem Russell Westbrook, o jogo ficará ainda mais concentrado em Kevin Durant. O problema (problema para o OKC, claro) é que do outro lado estará um ótimo técnico (Lionel Hollins fez ajustes certeiros contra o Clippers e merece cada vez mais crédito) e uma das três melhores defesas da NBA – uma defesa que conta, no perímetro, com Tony Allen, Quincy Pondexter e o excepcional Tayshyan Prince para marcar o camisa 35 do Thunder. Dá só uma olhada no que Allen já fez em Durant nos playoffs de 2011 e preveja, agora, o que este time pode fazer com ele sem ter que se preocupar com Westbrook.


Além do perímetro e do duelo entre Durant e a defesa dos Grizzlies, há algo que chama a atenção no confronto. Será o embate entre os pesos-pesados de cada equipe. Pelo Oklahoma, Serge Ibaka e Kendrick Perkins, dupla casca grossa e cada vez mais entrosada. Os dois são especialistas em defesa, e Ibaka tem evoluído sensivelmente no ataque, sua maior deficiência até aqui em sua carreira. Do outro lado estarão os não menos excelentes Marc Gasol (o pivô, companheiro de Ibaka na seleção espanhola, foi eleito o melhor defensor da temporada) e Zach Randolph, um dos mais técnicos e habilidosos alas-pivôs da NBA atual. Foi a partir do crescimento de Z-Bo, aliás, que os Grizzlies tiraram forças para derrotar o Clippers em 4-2 depois de terem perdido as duas primeiras.

Essa série, de verdade, eu não tenho a menor ideia do que pode acontecer. O Oklahoma segue forte e tem Kevin Durant para guiá-lo. Mas o Memphis é fortíssimo na marcação e certamente saberá explorar a ausência de Russell Westbrook do outro lado.

E você, amigo leitor, tem algum palpite? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.