Topo

Bala na Cesta

Memphis Grizzlies vence Clippers fora de casa e fica a uma vitória da semifinal do Oeste

Fábio Balassiano

01/05/2013 08h50

Ainda não havia acontecido uma vitória fora de casa na série entre Clippers e Grizzlies. Pois aconteceu ontem à noite na Califórnia, onde o Memphis errou pouco (sete vezes apenas) e dominou toda a partida pra vencer o quinto jogo por 103-93, abrindo 3-2 na série e podendo fechar o duelo em 4-2 na quinta-feira em casa. Aqui vai um dado interessante: quando o confronto está empatado em 2-2, em 83% dos casos o vencedor do jogo 5 acaba se saindo vitorioso na série (no caso de ontem o Memphis).

No jogo desta terça-feira, mais uma vez a dupla de pivôs do Grizzlies foi muito bem. Até por não ter Blake Griffin (lesão no tornozelo e apenas 20 minutos em quadra) pela frente o tempo todo, Zach Randolph e Marc Gasol (foto) fizeram a festa. Z-Bo teve 39 touches (maior número em toda a série e maior que a SOMA das duas primeiras partidas), 25 pontos e 11 rebotes. O irmão mais novo dos Gasol saiu-se com 21 pontos, 8 rebotes, 4 assistências e 2 tocos em uma atuação incrível (32 minutos apenas). Além deles, Tayshuan Prince (um dos meus favoritos) jogou bem, anotou 15 pontos e conteve Jamal Crawford, que errou oito de seus 14 chutes. Do lado do Clippers, Chris Paul foi excelente com 35 pontos (21 no primeiro tempo) e 4 assistências, mas não teve fôlego para consumar a reação final. CP3, aliás, só venceu duas séries de playoff na carreira, e pelo visto terá trabalho para chegar a terceira nessa temporada.

No outro jogo da noite, o Denver fez muita besteira no final (perdeu o último período por 31-21), mas mesmo assim conseguiu vencer o Golden State Warriors por 107-100, diminuindo a diferença para 3-2. Na quinta-feira, em Oakland, os comandados de Mark Jackson jogam por vitória para avançar às semifinais de conferência, onde enfrentariam/enfrentarão o San Antonio Spurs, que neste momento descansa e tenta recuperar Tiago Splitter para o primeiro jogo da série. Andre Iguodala, do Nuggets, foi estupendo ontem com 25 pontos, 12 rebotes, 7 assistências e contendo um pouco Stephen Curry, que errou seis de seus sete arremessos de fora (mesmo assim terminou com 25 pontos e 8 passes). Amanhã veremos se a pressão afetará Curry (primeira pós-temporada da vida) e os Warriors, que ontem tiveram, ao mesmo tempo, três calouros em uma partida de playoff (Harrison Barnes, Festus Ezeli, Kent Bazemore e Draymond Green – um absurdo!).

Viu os jogos de ontem? Será que Warriors e Grizzlies avançam, na quinta-feira, jogando em casa? Ou Clipppers e Nuggets têm força para reagir? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.