Topo

Bala na Cesta

Após derrota no futebol, Barcelona tenta avançar às finais da Euroliga masculina de basquete

Fábio Balassiano

25/04/2013 11h30

Vocês reclamam (com razão) que pouco escrevo sobre Euroliga aqui. E é verdade mesmo. Poderia dar mil desculpas, mas a verdade é que falta um pouco de tempo ao blogueiro. Mas com ou sem tempo hoje o compromisso é sensacional: no Palau Blaugrana, Barcelona e Panathinaikos se enfrentam na quinta e última partida da quarta-de-final- de olho em vaga no Final Four da Euroliga masculino de basquete (16h de Brasília, 21h local). Real Madrid (3-0 contra o Maccabi Tel-Aviv) e CSKA (o time do ótimo Ettore Messina fez 3-1 no Baskonia). Na sexta-feira, na Grécia, Olympiacos e Efes Pilsen (Turquia) disputam a última vaga nas finais da principal competição do continente.

Para o Barcelona, o jogo de hoje acontece dois dias depois da surra que o time de futebol levou do Bayern, em Munique, por 4-0, válida pela primeira das semifinais da Copa dos Campeões. Se não dá pra dizer que um triunfo no basquete atenua a dor pela derrota do futebol, ao menos faz com que o time de basquete chegue justamente onde Messi e companhia não deverão chegar – a Londres, onde será disputado o Final Four da Euroliga e a final da Copa dos Campões de futebol. E certamente os 8 mil lugares do belo ginásio (que conheci em 2012) estarão tomados para ver Juan Carlos Navarro, Ante Tomic, Marcelinho Huertas e Erazem Lorbek de um lado e os não menos excelentes Diamantidis, Baby Shak e Jonas Maciulis.

Ao Barcelona, vale a passagem para o quarto Final Four em cinco anos, e a chance de reconquistar o continente (algo que não acontece desde 2009/2010). Mas não será fácil a luta pelo tricampeonato (e os números mostram duas fantásticas equipes com estatísticas bem parecidas, vejam só aqui). O time esteve a beira da eliminação na Grécia, e só está vivo porque contou com um terceiro período inspirado na semana passada (fez 20-11 e venceu por 70-60, com 10 pontos, 6 rebotes e 6 assistências de Huertas, com quem o Barça conta para logo mais). Do outro lado, porém, estará um time que conquistou seis vezes o caneco da Euroliga e muito experiente.

Quem será que vence? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.