Topo

Bala na Cesta

Começa hoje o playoff do NBB: veja análise dos duelos das oitavas-de-final e palpite!

Fábio Balassiano

16/04/2013 11h30

O basquete brasileiro tem algumas coisas engraçadas. Uma delas é termos um jogo da fase de classificação (Brasília x Vila Velha na capital federal) no mesmo dia em que os playoffs da competição começam. Na verdade, é mais que isso. Por mais que o resultado do jogo dos tricampeões não influencie em nada na ordem dos duelos do mata-mata , é no mínimo bizarro que a temporada regular termine antes que o duelo entre Limeira e Pinheiros se inicie (quinta-feira).

Mas, bem, a bola vai quicar e três dos quatro duelos das oitavas-de-final começam hoje. Os confrontos serão em melhor de cinco, com o formato de 1-2-1-1 (sendo um na casa do time de pior campanha, dois no de melhor, um no de pior e o derradeiro no de melhor campanha). Vamos aos embates (com asterisco o time com mando de quadra):

Franca* x Liga Sorocabana (Jogo 1 nesta noite, às 19h30) – Está aí um duelo interessante apesar do amplo favoritismo para o time da cidade do basquete. Franca tem a melhor defesa do NBB (menos de 80 pontos por jogo) e a Liga Sorocabana, um dos piores ataques (77,5 por jogo). Mesmo assim, os sorocabanos têm no trio Dawkins-Neto-Holloway (43 pontos por jogo) uma força muito grande. Os francanos vêm de um resultado negativo (contra Uberlândia) e podem sentir neste começo. Será bacana ver como a juventude de Franca reagirá sob pressão.

Pinheiros x Limeira (Jogo 1 na quinta-feira, às 20h) – O campeão da Liga das Américas não terá vida fácil contra Limeira, não. O time de Demétrius fez um NBB oscilante, irregular, mas tem uma ótima defesa e peças capazes de segurar um pouco do jogo de Shamell, Joe Smith e Rafael Mineiro. De todo modo, ainda acho que o time de São Paulo tem mais força para avançar. A conferir, apenas, como estará o cansaço físico após uma competição importante e uma viagem desgastante, além, claro, de como estará a cabeça dos atletas depois de uma conquista inédita. Se mantiverem físico e psicológico no lugar, Limeira terá muitas dificuldades.

São José* x Minas (Jogo 1 nesta noite, às 20h) – O Minas venceu o jogo em BH na temporada regular e tem um bom time. Raul Togni é um técnico bom e poderá usar Beal para tentar deter um pouco da sanha de Fúlvio na armação. De todo modo, os mineiros caíram demais na segunda metade do campeonato e verão Murilo cada vez mais com ritmo de jogo. Terão chance caso vençam na Arena JK nesta noite. Olho no duelo entre Betinho e o ótimo defensor Andre Laws, de São José, que promete ser ótimo. Os joseenses, atuais vice-campeões do NBB e campeões paulistas, são os favoritos para avançar.

Basquete Cearense* x Paulistano (Jogo 1 nesta noite, às 19h) – É disparado o duelo mais equilibrado dessa fase de oitavas-de-final. Estreante animado, o Basquete Cearense conseguiu o mando de quadra e é fortíssimo em casa com o apoio da torcida que irá encher o Paulo Sarasate. Do outro lado estará o bem treinado time de Gustavo de Conti, que faz uso de uma rotação frenética e de uma defesa bem razoável (o que em terreno nacional é uma raridade, diga-se de passagem). Acredito em cinco jogos por aqui, sinceramente. E não creio que exista favorito, não.

E aí, quem será que avança às quartas-de-final para enfrentar Flamengo, Brasília, Uberlândia e Bauru? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.