Topo

Bala na Cesta

Líder Flamengo vence Suzano e fecha 1ª fase com 2° melhor aproveitamento da história

Fábio Balassiano

11/04/2013 00h15

Terminou bem a temporada regular do NBB5 para o Flamengo. O time de José Neto bateu o lanterna Suzano (que vexame do time de Cadum e do agora dirigente Ratto na competição, hein!) por 89-56 sem nenhuma dificuldade e fechou a primeira fase da competição com ótimo 30-4 e três vitórias seguidas. Para quem não se lembra, o rubro-negro chegou a vencer 20 jogos, teve uma queda de rendimento depois de perder de Franca, Brasília e Bauru, mas tem um saldo absolutamente positivo.

A campanha de 30 vitórias e 88,2% de aproveitamento é a segunda melhor da história do NBB, perdendo apenas para a do próprio Flamengo de 2008-2009 (no NBB1). Naquela temporada, o time liderado por Marcelinho Machado obteve 26 vitórias em 28 jogos (92,9%) e terminou o campeonato com o título de campeão.

O interessante é que na história do NBB nem sempre fechar a primeira fase com a primeira colocação é sinal de título. No NBB2, Brasília liderou com 21-5 (80,8%) e foi campeão. No ano seguinte, Franca teve o mando de quadra até as finais com 20-8 (71,4%), mas perdeu para o time da capital federal na decisão por 3-1. Na temporada passada, São José foi muito bem, teve 23-5 (82,1%), mas também caiu na decisão (em jogo único) para os brasilienses.

A questão, agora, é saber como irá se portar o time de José Neto no mata-mata. Irá folgar nesta primeira rodada dos playoffs, mas depois terá mando de quadra até a decisão, quando poderá decidir no Rio de Janeiro (caso a cidade tenha algum ginásio para abrigar a finalíssima – que loucura isso…).

Será que o Flamengo de Marquinhos, Olivinha, Gegê, Benite, Kojo e Caio Torres repete o sucesso do time campeão da primeira edição do NBB? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.