Topo

Bala na Cesta

Geno é um gênio: técnico Auriemma leva Connecticut ao oitavo título universitário feminino

Fábio Balassiano

10/04/2013 16h55

Geno Auriemma é um dos gênios do basquete feminino norte-americano. Em seu sexto Final Four seguido com a Universidade de Connecticut, o treinador conquistou com sua faculdade ontem seu oitavo título ao bater facilmente Louisville por 93-60 (foi a final com maior diferença de pontos na história das decisões), impedindo que a universidade rival fizesse a dobradinha, afinal havia vencido aNCAA masculina na noite anterior.

No jogo de ontem, Louisville errou demais (17) e acertou apenas cinco de suas 23 tentativas de três pontos (sua principal arma no torneio nacional, diga-se de passagem). Aproveitando-se de cada erro, UConn foi abrindo vantagem (fez 19-0 em um momento da peleja) desde o início, fez 48-29 na primeira etapa e depois administrou o resultado até fechar a partida com enorme facilidade.

Com o resultado, Geno igualou a marca de oito troféus universitários de Pat Summitt, outro mito do basquete norte-americano, e Connecticut também igualou a faculdade rival com oito troféus como a maior ganhadora do circuito feminino. Diferente da treinadora de Tennessee, o técnico de UConn jamais perdeu uma final nas oito vezes em que chegou lá.

E para chegar lá Geno contou com uma apresentação de gala de sua caloura. Eleita a MVP do Final Four feminino (foi apenas a quarta vez que uma novata conseguiu isso), Breanna Stewart (foto à direita), que jogou no Mundial Sub-19 do Chile há dois anos (Damiris foi a MVP e ela, com 16 anos, teve 11,2 pontos e 7,3 rebotes no título norte-americano) saiu-se com incríveis 23 pontos, nove rebotes, três roubos e três tocos para liderar a sua faculdade a um título que não vinha desde 2010 (a campanha final foi de 35-4 para as Huskies, como são conhecidas).

Ao final da partida, Stewart, de 1,93m e 18 aninhos, recebeu um abraço dos pais, de Geno e de Rick Pitino, técnico masculino de Louisville que foi até New Orleans para ver o time feminino de sua faculdade.

A conclusão é bem óbvia: Breanna Stewart será uma estrela do basquete mundial e Geno Auriemma já é um dos maiores gênios da modalidade.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.