Topo

Bala na Cesta

Basquete Cearense confirma favoritismo contra Suzano e garante vaga no playoff do NBB

Fábio Balassiano

01/04/2013 16h00

Por Thiago Carvalho, direto de Fortaleza (CE)

O SKY/Basquete Cearense mostrou superioridade do começo ao fim e não deu chances para o Suzano ao vencer por tranquilos 96-61 no  final da tarde de domingo no Ginásio da Unifor em Fortaleza. Com o resultado, a equipe nordestina se iguala ao Icatu/Minas na décima posição com 14 vitórias em 30 jogos, enquanto que o time do interior paulista já está rebaixado e terá que disputar o quadrangular com os classificados da Super Copa Brasil caso queira jogar o NBB da próxima temporada.

Destaque para o ala Jimmy do time mandante, que veio do banco e foi o cestinha da partida contribuindo com 20 pontos. "Foi minha melhor marca na carreira. Fico feliz em poder ter ajudado a equipe e agora é focar nos jogos restantes para a gente tentar uma colocação melhor, buscando um mando de quadra na primeira fase dos playoffs". Pelo lado visitante, menção honrosa para o ala Rafa Moreira, único do seu time com duplo dígito na pontuação (12 pontos).

Não, não me peçam para usar o velho clichê do chocolate no dia da Páscoa. Mas pode-se dizer que foi bem isso. Bem que o time de Suzano se esforçou, tentou, deu o seu melhor, mas a carência técnica era nítida. Apesar de todos os problemas extra quadra, a equipe paulista se portou bem e fez o que pôde com apenas 9 jogadores disponíveis. Enfim, achei que honraram a camisa e não fizeram corpo mole mesmo não tendo mais pretensões no torneio.

O início do jogo até que foi bem disputado, com alguns tocos aqui e acolá e placar colado (4-4), mas aí o Basquete Cearense começou a deslanchar para não ser mais incomodado. Bem que o técnico Cadum tentou evitar pedindo tempo ainda na metade do primeiro quarto, porém de nada adiantou e o período inicial acabou em 28-16 pros donos da casa. Aplicando um ataque bem mais eficiente, além de uma defesa forte provocando vários roubos e pontos de contra-ataques, a equipe fortalezense terminou o primeiro tempo ganhando por 52-29.

Com o placar elástico, o treinador do time cearense aproveitou para colocar todos os 12 jogadores aptos em quadra, incluindo uma jovem revelação cearense, o armador Betinho de apenas 16 anos e 1,72m. Questionado sobre sua estreia e seus (3) primeiros pontos como profissional, ele respondeu: "Foi inesquecível, algo que irá ficar marcado na minha vida. Entrei muito nervoso no começo, mas depois fui ganhando confiança. Só tenho a agradecer o time por me ajudar, principalmente o André, que me deu essa assistência".

O terceiro quarto acabou 76-40 pró-Basquete Cearense e dando uma esperança pra torcida de que o time chegaria à contagem centenária, porém o período final foi mais truncado, com alguns erros naturais por falta de ritmo de jogo e entrosamento, acabando com vitória de Suzano por 21 a 20 e resultado final com diferença de 35 pontos (chegou a ser superior a 40 em determinado momento do quarto), 96×61.

A respeito da classificação para os playoffs, o ala Rogério celebrou: "Para a gente é um sonho, uma realização. Tantas equipes de bom nível disputando o campeonato. Estamos bem contentes. Nosso primeiro objetivo foi alcançado, vamos buscar subir na tabela agora".

Sobre a possibilidade de ter sido o último jogo da temporada no Ginásio da Unifor e perguntado se o mesmo irá deixar saudades, Rogério comentou: "Com certeza. Começamos treinando aqui, jogamos muitos jogos. Nossa história começou neste ginásio. A Unifor foi tão bacana para nós. Não tenho palavras para agradecer. Agora teremos que jogar no Paulo Sarasate pelo jeito".

Na próxima rodada, o Basquete Cearense viaja para enfrentar o São José, no Ginásio Lineu de Moura, no dia 4 de abril, às 20hs. Já o Suzano recebe o Joinville no Ginásio Professor Hugo Ramos, no dia 6 de abril, às 19hs.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.