Topo

Bala na Cesta

Após duas derrotas fora de casa, Franca vence Paulistano no Pedrocão e se reabilita no NBB

Fábio Balassiano

15/03/2013 06h42

Por Marcella Murari, direto de Franca (SP)

"Ganhando ou perdendo, precisamos estar atentos aos próximos jogos. Contra o Paulistano, não será diferente. Mesmo se estivéssemos vindo de duas vitórias, a partida teria a mesma importância. Nós respeitamos muito o adversário, que é repleto de vigor e competência, mas, atuando em casa, nossa obrigação de vitória dobra Tendo em vista que perdemos os dois últimos jogos (contra Suzano e Palmeiras), isto quadriplica", afirmou o técnico do Franca Basquete, Lula Ferreira, antes da partida contra o Paulistano.

E suas palavras surtiram efeito. O time francano venceu o rival da capital ontem à noite no Pedrocão por 77-63 e recebeu o apoio de um bom público em sua casa. Com este triunfo em cima de um concorrente direto à classificação para a próxima fase, o Franca Basquete chegou à 18ª vitória em 28 jogos disputados até aqui no NBB5 (sexta colocação). Já o Paulistano, com 15-12, está em oitavo lugar. Lucas Mariano (16 pontos, oito rebotes, três tocos e 24 de eficiência) e Teichmann (15 pontos, 10 rebotes, quatro roubos e 26 de eficiência) se destacaram pelos vencedores. Manteguinha, com 15, foi bem pelo Paulistano.

O jogo começou cadenciado, com diversas roubadas de bola para ambos os lados e sem pontuação até o terceiro minuto de jogo. Os primeiros dois pontos da partida foram convertidos por Figueroa em uma bandeja. O Paulistano marcou seus dois pontos iniciais no contra ataque seguinte e a disputa seguiu acirrada. A equipe visitante terminou o primeiro quarto na frente pela margem mínima (16-17). No começo do segundo quarto o Paulistano chegou a abrir cinco pontos, mas os anfitriões correram atrás. Apesar do poder de marcação eficiente do rival, os jogadores Cauê Borges, Figueroa e Douglas Kurtz se impuseram e Franca foi para o intervalo vencendo por 37-36.

Na volta do intervalo o Paulistano passou na frente com três ataques bem sucedidos. Mas a reação veio com duas enterradas de Teichmann (foto à direita) e Lucas Marianao. Isso permitiu que os mandantes abrissem oito pontos de vantagem diante de seus adversários e fossem com mais tranquilidade para os dez minutos finais (60-52). O último período teve como destaque a atuação dos comandados de Lula Ferreira, que fizeram jus ao título de melhor defesa do NBB. O time de Gustavo De Conti não conseguia organizar suas jogadas e era interceptado pelos francanos, que, pelas mãos de Figueroa, armava contra-ataques velozes. Faltando cinco minutos para o final do jogo, o ala Guilherme Teichmann deu outra bela enterrada, e os jogadores do Paulistano nada puderam fazer para impedir a derrota por 77-63.

Para Lula Ferreira, a vitória trouxe um novo fôlego aos jogadores e foi fruto da boa marcação nas principais jogadas dos paulistas. "Jogando em casa, precisávamos nos impor e fizemos isso usando o que sabemos fazer melhor: o lado defensivo. As duas equipes têm características semelhantes e o jogo ir ponto a ponto foi normal. O NBB é um susto a cada esquina. Não podemos pensar no pacote inteiro, e sim de jogo em jogo".

O esquadrão francano continua sua batalha por um lugar no G-4 e seu próximo compromisso será fora de casa, contra o Minas, no dia 23 de março, tendo em vista que seu duelo contra o Pinheiros foi adiado (a equipe da capital disputa a Liga das Américas neste final de semana) para abril. O Paulistano joga contra Uberlândia no Triângulo Mineiro amanhã.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.