Topo

Bala na Cesta

Torcida dá outro show, Maranhão vence Guarulhos e está na semifinal da LBF

Fábio Balassiano

09/03/2013 16h15

Jogando duas vezes em seu ginásio (você leu aqui os motivos), o Maranhão Basquete não teve muita dificuldade para se impor e bater o raçudo time de Guarulhos por duas vezes para se classificar para as semifinais da LBF edição 2013. Na quinta-feira fez 90-69 com 41 pontos de Iziane (melhor marca do campeonato). Neste sábado, 85-61, com cinco atletas pontuando em 10 ou mais pontos (Kelly foi a cestinha com 19).

O resultado foi bom em quadra, mas fora dela é importante ressaltar mais uma vez que o ginásio Castelinho recebeu ótimo público. Neste sábado foram 4.023 (o jogo começou às 14h, péssimo horário, diga-se de passagem), e a média do Maranhão Basquete na atual LBF fica em 5.139 com um total de 25.698 pessoas indo ao Castelinho nos cinco jogos da equipe até aqui na competição (veja quadro abaixo).

Para vocês terem uma noção do tamanho disso, a média de público do Maranhão é duas vezes maior do que a apresentada por Mogi, líder no quesito no NBB5 (veja mais aqui) e quase o triplo do que fazem Franca (1.872) e Flamengo (1.452), dois dos mais tradicionais times do país. Se formos fazer uma comparação com o futebol, a média do time nordestino fica perto da do Fluminense no Cariocão 2013 (5.674) e do Vasco (6.872). Em uma palavra e sendo bem claro: INCRÍVEL!

O basquete feminino do país definha, vai mal pacas, mas encontra um pólo seguro e fanático em São Luís. Eu só espero que a Confederação não seja vingativa e jogue por terra tudo o que foi construído no Maranhão desde o ano passado por política (a Federação local, sob o comando de Manoel Cid Castro, fazia parte da chapa de Grego, votou no candidato da oposição e ainda solicitou uma liminar para suspender o pleito desta semana).

Merece aplauso o público do Maranhão, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.