Topo

Bala na Cesta

Minas bate o Vila Velha por 95-72 e mantém a invencibilidade sobre os capixabas no NBB

Fábio Balassiano

08/03/2013 16h14

Por Joana Ferreira, direto de Belo Horizonte (MG)

Na noite de quinta-feira, o Minas bateu o Vila Velha por 95-72 e chegou a terceira vitória consecutiva no NBB. O resultado manteve a equipe mineira em 9º lugar na tabela (14-26), e o Vila Velha ocupa a 15ª colocação (8-26). O ala-pivô americano Paul Crosby foi o destaque com 27 pontos e nove rebotes. Pelo outro lado, o ala-armador James Parker marcou 20 pontos. Efetivo no ataque e com uma melhora no sistema defensivo, o Minas não encontrou dificuldades para vencer o adversário e manteve o tabu de nunca ter perdido para o Vila Velha na história da competição.

Raul Togni Filho falou sobre a evolução da equipe das possibilidades que o elenco o permite: "A gente tem conseguido uma pequena evolução em alguns aspectos. Ofensivamente a gente tem mais opções, o Paul (Crosby) está trazendo uma opção a mais para a equipe, o Mineiro tem feito um bom trabalho também, isso agrega valor ao grupo. A gente sabe que um dia um pode não estar tão bem mas tem o outro que vai fazer uma função um pouco diferente mas que vai ajudar".

No terceiro quarto o Minas perdeu o armador Mark Borders, que saiu de quadra, carregado, após sentir a panturrilha. Nesta sexta-feira (8) o jogador vai passar por exames para avaliar a gravidade da lesão, ainda não se sabe se Borders volta às quadras já na próxima rodada.

O Minas não encontrou dificuldade para bater o Vila Velha. Já no início do primeiro quarto a equipe da casa abriu uma vantagem de 7-0, já que, com dificuldades ofensivas, os capixabas só marcaram após 2m55s de jogo. O técnico Raul Togni aproveitou para rodar a equipe colocando Henrique Coelho, Danilo Fusaro e Renato Lamas em quadra. O Minas fechou os dez minutos iniciais em 23-14. Para o segundo quarto o Vila Velha entrou determinado a tirar a diferença, para isso acelerou os contra-ataques e tentou marcar mais forte os adversários. Apesar de conseguiu pressionar o Minas, a menor diferença conseguida pela equipe visitante foi de três pontos (23-20), já que os donos da casa mantiveram o ritmo e fecharam a etapa em 40-32.

Conseguindo se defender bem, o Minas não teve dificuldades no terceiro quarto e manteve durante toda a etapa uma diferença de aproximadamente 14 pontos no placar. Os minastenistas administraram a etapa e fecharam em 61-47. No início da última etapa, o Minas esteve até 16 pontos a frente, mas acabou diminuindo o ritmo e viu o Vila Velha diminuir a vantagem para nove pontos (67-58). No entanto, liderados por Crosby, os mineiros voltaram para o jogo e fecharam em 95-72.

O técnico Daniel Wattfy falou sobre a atuação do Vila Velha e destacou a irregularidade da equipe durante a partida: "Tivemos muitos problemas defensivos. Levamos 95 pontos. A equipe passou por alguns problemas durante esse período recente de contusões e não conseguimos recuperar o ritmo de jogo. O time oscilou muito. Começou mal, recuperou, voltou a jogar mal, recuperou novamente, mas no final perdeu completamente o controle do jogo. A gente fica triste por isso, a gente trabalha para chegar aqui e fazer um jogo de igual para igual como tem feito, a grande maioria, mas hoje foi um dia em que tivemos uma produção ofensiva muito ruim no primeiro tempo e uma defesa muito ruim quase o jogo todo. Isso faz com que a gente não consiga controlar o jogo diante de uma equipe poderosa como é o Minas, com um poder ofensivo muito grande. Acho que o placar também não reflete como foi o jogo, acho que o minas foi melhor, mas não para uma diferença de 20 pontos".

As duas equipes voltam às quadras no dia 14, às 20h, pela 29ª rodada. O Minas vai enfrentar o São José fora de casa, já o Vila Velha joga contra o Mogi das Cruzes em São Paulo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.