Topo

Bala na Cesta

Lakers desafia Thunder pra ficar com campanha positiva pela 1a vez desde novembro de 2012

Fábio Balassiano

05/03/2013 01h36

O Los Angeles Lakers parece realmente ter encontrado a melhor forma de jogar na NBA. Sem Pau Gasol, o técnico Mike D'Antoni optou por uma formação que se adapta bem ao jogo de Dwight Howard (com alas-pivôs, Earl Clark e Antawn Jamison, móveis e abertos) e tem se dado bem até.

Já são 13 vitórias nos últimos 18 jogos, cinco nos seis mais recentes, 30-30 na campanha geral e a possibilidade real de ficar com campanha positiva pela primeira fez desde 20 de novembro de 2012, quando os Lakers bateram o Brooklyn Nets por 95-90 para chegar a 6-5 (ainda era começo de temporada, como se vê). Os angelinos estão em nono no Oeste, na esperança que Houston (33-28), Utah (32-27) e Golden State (33-27) derrapem a qualquer momento.

E qual é o prêmio que Kobe Bryant e seus companheiros terão logo mais como presente por uma grande recuperação na NBA? Enfrentar o Oklahoma City Thunder fora de casa (23h30 de Brasília) nesta terça-feira. Molezinha, não? Definitivamente não é a resposta. Em segundo lugar no Oeste, o Thunder tem 43-16 e vem de uma importante e ótima vitória contra o Los Angeles Clippers fora de casa por 108-104. Isso, claro, sem falar no reencontro de Kobe com seu seu eterno escudeiro Derek Fisher, que agora estará do outro lado.

Para os Lakers, defender a dupla Russell Westbrrook e Kevin Durant é a chave. Mas não será fácil. Aqui vai um dado interessante. Westbrook, o "armador" que cria muito pra si e pouco para os outros, tem 18,7 chutes/jogo e 23,3 pontos por noite. Durant, provavelmente o melhor arremessador do planeta na atualidade, possui 17,9 chutes/jogo e 28,5 pontos. Parece estranho que o armador do time tenha menos touches que o craque do time, mas é exatamente assim que o Oklahoma funciona. É sua fortaleza e ao mesmo tempo sua fraqueza, sem dúvida alguma. É a previsibilidade que não existe na armação, e a loucura que há na ausência de um pensador no comando das ações ofensivas.

Quem será que vence logo mais? Será que os Lakers aprontam? Ou o Thunder, favoritaço a chegar a decisão do Oeste, atropela os angelinos (na atual temporada, 2-1 para o Oklahoma)? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.