Topo

Bala na Cesta

Em tarde inspirada, Uberlândia se recupera de derrota e vence Joinville sem dificuldade

Fábio Balassiano

24/02/2013 09h01

Por Ivair Ribeiro, direto de Uberlândia (MG)

Na tarde deste sábado o Uberlândia/Unitri/Universo recebeu o Joinville no triângulo mineiro e não teve dificuldade para vencer o visitante pelo placar de 99-73. A equipe mineira dominou o jogo de ponta a ponta, teve 69% de acerto nos tiros de dois pontos, 42% de fora, mostrou força apesar dos importantes desfalques e conseguiu se recuperar da derrota sofrida na última quinta-feira para Limeira.

O time de Uberlândia, que segue na quarta colocação (17-8), enfrenta o Palmeiras em São Paulo no dia 07/03. Já o Joinville (14º colocado com 8-16) recebe o Pinheiros no dia 04/03 em um jogo adiado da 19ª rodada. Robert Day (24 pontos, seis assistências e seis rebotes) e Lucas Cipolini (25 pontos e seis rebotes) foram os que mais se destacaram pelos donos da casa.

Ainda sem poder contar com a presença dos armadores Helinho e Robby Collum, o Unitri começou o primeiro quarto defendendo muito bem. Tentando um jogo de transição, o time catarinense acabou se perdendo no ataque, enquanto os mineiros mostravam boa pontaria. O Unitri logo alcançou uma diferença de 7 pontos no placar ao fazer 16-9 e manteve essa vantagem até o fim do quarto, que terminou com o placar de 27-20.

No segundo quarto a equipe mineira começou atacando mais, e com menos de um minuto disputado aumentou a diferença para 12 (32-20). O jovem time de Joinville cometeu muitos erros e não conseguia diminuir a diferença. Com menos de três minutos para o fim do quarto e com uma vantagem sólida no placar, o Unitri ainda levantou a torcida uberlandense com uma sequência de 3 assistências de Robert Day para enterradas de Leonardo. O primeiro tempo terminou com o placar de 55-35.

Sem diminuir o ímpeto defensivo, o Unitri começou o terceiro quarto mostrando disposição dos dois lados da quadra. Mesmo contando com o time completo, e tentando forçar o jogo em cima dos jogadores mais cansados do Unitri (Robert Day e Valtinho), o técnico Ênio Vecchi viu o Joinville sofrer com o baixo aproveitamento nos arremessos de quadra. Os uberlandenses logo chegaram aos 27 pontos de vantagem, e os mantiveram até o fim do quarto (83-56).

Restava aos mineiros, então, administrar a vantagem no último período. Elevando a diferença para 31 pontos (87-56) o Unitri começou a jogar para a torcida. Com várias enterradas e passes de efeito a torcida viu fez 97-61. Joinville ainda ensaiou uma reação, porém o tempo não foi suficiente. Faltando ainda 6 segundos para o fim do jogo e apesar dos apelos da torcida pelo placar centenário, Valtinho entregou a bola para o árbitro e o Unitri venceu por 99-73.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.