Topo

Bala na Cesta

Pinheiros reage, vira sobre Vila Velha fora de casa e conquista a 4° vitória seguida

Fábio Balassiano

22/02/2013 13h03

Por Bruno Mesquita, direto de São Paulo (SP)

Pinheiros e Vila Velha fizeram uma partida emocionante na noite desta quinta-feira no ginásio Tartarugão, no Espírito Santo. Melhor para os paulistas, que venceram por 78-74, aumentando assim sua série de vitórias consecutivas para quatro e se firmando na terceira posição na classificação do NBB (campanha de 15-6). Por outro lado, a derrota mantém o Vila Velha na 15° colocação (8-16) e distante da zona de classificação para os playoffs.

Antes de começar a partida, o clima era de respeito e confiança dos dois lados. O técnico do Vila Velha, Daniel Wattfy apostava no mando de quadra como fator fundamental: "Vamos enfrentar umas das equipes candidatas ao título com todo entusiasmo, como sempre fazemos aqui em casa", disse ao Sportv. Já Cláudio Mortari, mesmo sem poder contar com Paulinho (cestinha da equipe com média de 20,2 pontos) e o pivô Morro, destacou o momento de sua equipe: "O time está bem, vindo de bons resultados. Sabemos da dificuldade de enfrentar o Vila Velha aqui, mas estamos preparados para vencer".

O início de jogo foi complicado para o Pinheiros, que cometia muitos desperdícios (foram nove no primeiro tempo) e não conseguia defender os chutes de três pontos do adversário. Ainda assim, com o mínimo de equilíbrio e com boa aparição do pivô Mineiro nos minutos finais, os paulistas conseguiram fechar o quarto com um ponto de vantagem (20-19). No segundo período, depois de uma chamada do técnico Daniel Wattfy os donos da casa abriram enorme vantagem (o placar de 24 a 9 no período) justamente chutando muitas bolas de três, que passaram a cair.

O intervalo fez bem ao Pinheiros, que voltou jogando de maneira mais cadenciada no ataque, acionando mais os pivôs e com Shamell (cestinha da partida com 19 pontos) chamando a responsabilidade de decidir. Dessa forma, os paulistas cortaram rapidamente a vantagem que Vila Velha tinha construído no placar. No quarto final, após um início instável, Pinheiros voltou a controlar o jogo e o placar devido a contribuição fundamental do ala Márcio (que anotou 15 pontos, a maioria deles nos minutos finais), e venceu porque demonstrou mais capacidade e calma nos momentos decisivos. Nem as boas atuações de Jay Parker (16 pontos) e Simmons (14 pontos) foram capazes de evitar a derrota de Vila Velha.

O principal mérito do Pinheiros tem sido ganhar jogos apertados como este, saindo de situações adversas, mesmo com muitos desfalques. Nas próximas rodadas, a equipe terá que manter esse ritmo se quiser continuar vencendo pois a sequência é longa fora de casa. Sai para enfrentar o Minas (23/02), Limeira (27/02) e Joinville (04/03). Já o Vila Velha precisa voltar a vencer para se manter vivo na luta por uma vaga aos playoffs. Na próxima rodada, tentará se recuperar diante do Paulistano em casa, onde conquistou seis das oito vitórias que possui no campeonato.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.