Topo

Bala na Cesta

Em Bauru, Brasília vence jogo duro e segue na caça do Flamengo pela liderança do NBB

Fábio Balassiano

19/02/2013 14h34

Por Rafael Placce, direto de Bauru (SP)

Em jogo muito disputado até os momentos finais, Brasília fez valer toda sua experiência e bagagem para bater Bauru por 90–79 na noite de ontem no interior de São Paulo. Os destaques individuais do time vencedor foram Nezinho, com 25 pontos e seis assistências, e Paulão Prestes, com 17 pontos e sete rebotes. Por Bauru, o destaque foi Larry Taylor (foto ao lado), com 30 pontos, seis rebotes e quatro assistências.

O Paschoalotto/Bauru começou bem o jogo, principalmente Larry, que já dava sinais de que estaria em uma noite inspirada. Brasília respondeu com Paulão, que anotou 10 pontos no primeiro quarto e equilibrou as ações. No segundo período, Bauru voltou novamente melhor, com Ricardo Fischer chamando o jogo o time até abriu seis pontos de vantagem, mas um apagão nos dois minutos finais fez com que Brasília conseguisse uma sequencia de 10 – 0 para ir para os vestiários com a vantagem de 41 – 37.

O terceiro período foi o quarto dos ataques, com Nezinho de um lado (12 pontos no quarto) e Larry (11 pontos) do outro comandando as ações, equilibradas naquele momento. O último quarto começou no mesmo ritmo. Bauru encostava, mas Brasília sempre tirava um coelho da cartola para manter a liderança até que após sofrer falta, Alex reclamou (aliás, passou o jogo inteiro falando com os juízes outra vez) e recebeu uma falta técnica. Brasília perdeu a posse de bola e também a liderança do jogo, mas nos momentos decisivos a experiência do elenco candango falou mais alto, o time da capital federal foi mais frio e acabou abrindo vantagem no último minuto de jogo.

Brasília, na minha opinião, é o time a ser batido neste NBB, pois conta com um elenco muito forte e a chegada de Paulão Prestes (foto à direita) deu outra dimensão para essa equipe. Se antes a bola não chegava aos pivôs, agora o jogo de garrafão é a primeira opção muitas vezes.  Além disso, impressiona a quantidade de jogadores capazes de decidir. Quando Guilherme Giovannoni (errou enterrada sozinho no final) e Alex (falta técnica) falharam, o time ainda contou com Arthur, Nezinho e Paulão.  Na próxima quinta-feira teremos um bom termômetro disso, quando Brasília vai receber o Flamengo.

Já para Bauru, fica faltando uma vitória frente aos três grandes (Brasília, Flamengo e Uberlândia) para ganhar moral. O time esteve muito perto de vencer estes três adversários em casa e deixou a vitória escapar no final (perdeu para Uberlândia na última bola e para o Flamengo na segunda prorrogação). Hoje talvez tenha faltado um pouco do que é a principal característica do time, o jogo coletivo. Enquanto Larry teve que chamar o jogo, Jeff, Gui e Pilar estiveram abaixo do que podem produzir ofensivamente. Na próxima rodada, o time de Guerrinha recebe o Liga Sorocabana, também na quinta-feira.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.