Topo

Bala na Cesta

Jogando em casa, Americana vence a assume a vice-liderança da Liga de Basquete Feminino

Fábio Balassiano

16/02/2013 11h33

Por Gustavo Belofardi, direto de Americana (SP)

Mesmo não fazendo uma grande partida, a equipe de Americana venceu o clássico diante de Ourinhos na noite desta sexta-feira por 74-56 (36 a 27 no 1º tempo), em duelo que aconteceu no Ginásio Municipal Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, em Americana. Com o resultado, a equipe do técnico Luiz Augusto Zanon assumiu a vice-liderança da competição, agora com 7 pontos (três vitórias e uma derrota). Já Ourinhos permanece na 6ª colocação, com apenas 4 pontos e nenhuma vitória.

Americana começou o jogo de forma apática. A equipe não conseguia aproveitar os ataques e viu a equipe visitante aproveitar os contra-ataques. Ourinhos chegou a abrir 11×4 em apenas 5 minutos, fato que fez o técnico Zanon pedir tempo. E deu certo. Apostando na marcação da saída da bola, Americana encostou no placar e nos minutos finais ainda conseguiu virar o jogo, vencendo o quarto por 17×15. No 2º quarto, Americana continuou apostando na marcação de saída de bola de Ourinhos, fato que fez a equipe aumentar a vantagem. Utilizando o banco de reservas, a equipe da casa venceu o quarto por 36 x 27.

No 3º quarto, a história se repetiu. Americana foi aumentando a vantagem do placar. Mesmo pedindo tempo em duas oportunidades, o técnico Edson Ferreto não encontrou uma forma de fazer a sua equipe aproximar-se do placar. Em noite inspirada de Karla (23 pontos, 5 rebotes e 6 assistências – foto à esquerda), a equipe da casa vencia, após três períodos, por 56×41. No último quarto, tanto o técnico Edson Ferreto, quanto o técnico Luiz Augusto Zanon resolveram colocar várias jogadoras vindas das categorias de base. Pelo lado de Americana, entraram as alas Iza Sangalli (18 anos) e Leila Costa (21 anos), além da armadora Débora (21 anos). Pelo lado de Ourinhos entraram a armadora Lais Cristina (18 anos) e a pivô Letícia (18 anos). O jogo manteve-se parelho, porém a equipe da casa ainda venceu o quarto por 18 x 15, fechando o placar em 74-56.

A cestinha da partida foi a ala Karla Costa (23 pontos, 5 rebotes e 6 assistências). Outros destaques da equipe de Americana foram Roneeka (16 pontos, 4 rebotes e 3 assistências – foto à direita) e Carina (11 pontos e 1 assistência). Do lado de Ourinhos, a ala pivô Silvia (14 pontos, 7 rebotes e 1 assistência) e a ala Joice (12 pontos, 6 rebotes e 10 assistências – double – double) se destacaram.

Para o técnico de Americana, Luiz Augusto Zanon, o 1º quarto a equipe foi mal. "No 1º quarto o time foi muito atípico, faltou concentração, não conseguimos aproveitar os lances de ataque, porém a equipe evoluiu no decorrer da partida e a equipe tende a crescer nos próximos jogos" disse.

Na próxima rodada, Americana encara a equipe de Guarulhos, em duelo marcado para o dia 17, domingo, às 10 horas, no Ginásio Municipal Milton Fenley Azenha, o Centro Cívico, em Americana. Já a equipe de Ourinhos viaja a São Luiz para encarar a equipe de Maranhão, no próximo dia 23, sábado, às 10 horas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.