Topo

Bala na Cesta

Paulistano derrota Joinville fora de casa e busca estabilidade pra se firmar na zona do playoff

Fábio Balassiano

03/02/2013 18h00

Por Bruno Mesquita, direto de São Paulo (SP)

Em jogo válido pela 20° rodada do NBB, o Paulistano venceu o Joinville na tarde deste sábado por 71-63, no retorno da equipe catarinense ao ginásio Cau Hansen. A vitória foi importantíssima para a equipe da capital paulista, que entrou em quadra dividindo a 8º posição na tabela (9-9) com outros três times, além da preocupante queda de rendimento em 2013 (2-7). O Joinville teve uma sequência de quatro vitórias seguidas interrompida e continua fora da zona dos playoffs (8-10), na 13º colocação na tabela.

O quinteto inicial do Paulistano tem mudado em relação ao início do NBB. Hoje, Elinho e Toyloy começaram no banco por opção do Gustavo De Conti, que ainda sofreu com a ausência de Manteguinha. O titular na armação da equipe foi o panamenho Muñoz e o pivô, Renato. Assim, o Paulistano fez um primeiro quarto que defensivamente foi satisfatório, mas ofensivamente deixou a desejar, como mostrou o placar (14-11).

O segundo quarto seguia da mesma forma, até que um tempo foi pedido pelo técnico Gustavo De Conti, que exigia da equipe mais insistência, tanto na defesa quanto no ataque, o time mudou. O Paulistano virou a partida e abriu vantagem (foi para o intervalo vencendo por 35 a 27) combinando uma defesa agressiva com um ataque mais seletivo e bem trabalhado.

Na volta do intervalo, porém, o Paulistano teve uma atuação trágica, marcando apenas um ponto nos primeiros seis minutos do período, oferecendo a Joinville contra-ataques fáceis e pontos em sequência, marcados principalmente por Diego e Mathias, cravando bolas sem grandes dificuldades. Alex (14 pontos), até então zerado, foi fundamental para diminuir o prejuízo e manter os visitantes vivos no jogo.

O último quarto foi o da reviravolta final no jogo favorável ao Paulistano. O pivô americano Toyloy (8 pontos), que não vinha fazendo uma boa partida, apareceu para auxiliar Alex no jogo de garrafão, fortalecendo o setor, que foi fundamental para a vitória. O Joinville se desesperou conforme sua desvantagem no placar aumentava e não mostrou capacidade de reagir no final. O Armador Thyago Aleo (17 pontos) foi o retrato dos altos e baixos do Joinville – o cestinha da partida pecou nos momentos decisivos da partida.

Na próxima rodada, o Paulistano tentará dar seguimento a sua reação em casa, diante do Palmeiras. Já o Joinville tentará se recuperar fora de casa, enfrentando o Minas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.