Topo

Bala na Cesta

Após 1° tempo amarrado, Flamengo deslancha, supera Minas e mantém 100% no NBB

Fábio Balassiano

03/02/2013 09h39

Por Fernando Hawad, direto de Rio de Janeiro (RJ)

Flamengo no NBB, ginásio do Tijuca lotado e Marquinhos (foto à esquerda) jogando uma barbaridade. Essa combinação tem se repetido com frequência e neste sábado não foi diferente. Com mais uma atuação soberba do ala, autor de 30 pontos, o rubro-negro bateu o Minas por 90-77, chegando à 19ª vitória em 19 jogos.

O triunfo do líder da competição fechou a boa rodada para as equipes do Rio de Janeiro, já que na preliminar, o Tijuca enfim voltou a vencer, superando o Vila Velha, que chegou a assustar o Fla na quinta-feira, por 82-74.  Para os mineiros, a rodada não foi muito boa. A derrota no Rio, aliada aos outros resultados do sábado, levou o time comandado por Raul Togni (pai do armador Raulzinho) à 11ª posição na tabela, com uma campanha de nove vitórias em 19 partidas.

Tentando quebrar a invencibilidade do Flamengo, o Minas sabia que precisava marcar muito. E nos dois primeiros quartos o sistema defensivo dos visitantes funcionou. Com um percentual de acerto bem abaixo do normal, os cariocas fizeram apenas 35 pontos na primeira etapa. Mesmo assim, foram para o intervalo com seis de vantagem: 35-29. Caio Torres, que arrebentou na última quinta contra Vila Velha, foi muito bem neutralizado pela defesa mineira, anotando apenas dois pontos na partida. Benite também não esteve em boa jornada. O ala-armador, acostumado a matar muitas bolas de fora, não acertou nenhum dos cinco arremessos de três tentados.

Mas se alguns dos principais jogadores do elenco rubro-negro não tiveram uma noite inspirada, outros apareceram muito bem. Além do craque Marquinhos, novamente impecável, Olivinha (foto à direita), sempre regular, anotou 17 pontos e pegou nove rebotes. Duda, que após duas temporadas ruins tem sido muito útil vindo do banco, contribuiu com 16. No entanto, meu principal destaque dessa vez vai para o armador Kojo, que voltou à equipe após uma pequena lesão na panturrilha. Por mais que o garoto Gegê mostre muita personalidade quando está em quadra, é inegável que o time tem outra cara com o americano na armação. Sua velocidade para levar a equipe ao ataque, sua visão de jogo e, principalmente, sua facilidade para infiltrar na defesa adversária, fazem dele um jogador muito difícil de ser marcado. Com 13 pontos, Kojo foi fundamental para o Flamengo deslanchar no terceiro período, que terminou com os cariocas vencendo por 62-49.

Pelo lado do Minas, que não contou com o americano Borders, destaque para os também americanos Beal e Crosby, ambos com 18 pontos (como tem americano no NBB, hein!). Além dos gringos, o jovem e excelente armador Betinho também fez boa partida, anotando 16 pontos. Sempre admirei o jogo dele. Betinho é muito talentoso e se melhorar um pouco em alguns fundamentos, especialmente na defesa, pode ser importante para a seleção brasileira no futuro.

No último quarto, com o Flamengo consolidando sua vantagem, o técnico José Neto deu oportunidade para alguns garotos, como o ala Diego e o pivô Feliz. Os mineiros tentaram diminuir a desvantagem, mas Marquinhos, que continuou em quadra, estava perfeito no ataque. Os cariocas fecharam a partida em 90-77 e a torcida deixou o Tijuca em estado de graça.

Apesar da derrota, o armador Betinho valorizou a postura do Minas e também elogiou o bom basquete que o Flamengo vem apresentando. "O time do Flamengo está jogando com muito mérito. Eles imprimiram uma defesa forte no segundo tempo e fizeram vários contra-ataques, abrindo uma boa diferença. É muito difícil tirar a diferença deles aqui no Tijuca. É um time que tem vários bons jogadores individualmente, mas joga sem individualismo. Mesmo com a derrota, nossa equipe mostrou que está evoluindo na competição. Nossa situação na tabela ainda é ruim, mas vamos jogar contra adversários diretos em casa e podemos subir muito," afirmou o jovem, que disputou o Pan de Guadalajara em 2011.

Quem concorda com Betinho é o ala-armador Benite (foto à esquerda), outro a enaltecer a coletividade do time rubro-negro. "Sem dúvida nenhuma essa tem sido a grande qualidade da nossa equipe na competição. Um dia o Caio se destaca mais, no outro o Marquinhos, no outro o Olivinha e assim por diante. Nós estamos usando as individualidades de cada um em prol do grupo," disse o ala, um dos principais jogadores da equipe de José Neto.

Na próxima rodada, o Flamengo terá um adversário dificílimo na luta para continuar invicto. O time vai ao Vale do Paraíba enfrentar o forte São José. A partida será na próxima terça, às 20h, no ginásio Lineu de Moura, que provavelmente estará lotado como sempre. Já o Minas volta à sua belíssima arena para enfrentar o Joinville, no mesmo dia, às 21h.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.