Topo

Bala na Cesta

Brasília joga bem, vence rival Franca em casa e chega a quinta vitória seguida no NBB

Fábio Balassiano

01/02/2013 00h02

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

O terceiro melhor ataque, Brasília, contra a melhor defesa do campeonato, Franca. Esse era o cenário que o jogo no Ginásio da ASCEB nos reservava. Ao fim da partida, a equipe da casa venceu por 93-77 e conseguiu, assim, sua quinta vitória seguida no NBB5. O Brasília continua na segunda colocação com 14-4, enquanto a equipe do Franca possui 11-7 e está na sexta posição.

O jogo começou com uma blitz do time candango, abrindo logo 9 a 2, o que obrigou Lula Ferreira a pedir tempo logo no início. Após a conversa Franca equilibrou um pouco o quarto, que terminou 23-15 para a equipe de Brasília. No segundo período, Franca voltou bem e viveu seu melhor momento na partida, inclusive chegando a virar o jogo. Nesse momento começou a brilhar a estrela de Alex (foto à esquerda), assumindo o comando do jogo e comandando os brasilienses, que finalizaram o primeiro tempo na frente, 47-39.

Na volta o intervalo o time de Brasília voltou com mais garra ainda e, com uma defesa que tem melhorado a cada jogo, principalmente com a chegada de Paulão, impediu uma reação de Franca com um sonoro 26-13. O terceiro quarto terminou 73-52 e, com isso, no último período a vantagem conquistada só foi administrada, com a equipe da capital federal vencendo o jogo por 93 a 77.

Alex, cestinha da partida com 23 pontos destacou "a força da equipe na defesa e no ataque" e questionou a arbitragem, que o excluiu da partida com uma falta técnica "não entendi o que houve, o técnico adversário ficou catimbando o tempo todo". Já para Gulilherme, "o segredo das últimas vitórias tem sido a defesa, tivemos o segundo quarto ruim, mas depois nos acertamos e abrimos uma grande vantagem". Sobre o próximo confronto, "vamos tentar descontar a derrota para o Uberlândia, mas será um jogo muito difícil, pois estão fazendo um grande campeonato e brigam conosco pela segunda colocação".

Para Lula, técnico do Franca, "não é fácil enfrentar o Brasília, principalmente aqui, mas esperava um pouco mais de nosso time, onde daria uma nota 6. Acho que podíamos avançar um pouco mais. É um campeonato difícil". Em relação ao Basquete Cearense, Lula comentou que "queremos a vitória pois significa confronto direto, vamos para fazer um bom jogo para o público cearense, mas esperamos a vitória".

O jogo foi bom. Com defesas muitos fortes, onde o Brasília se saiu melhor. Aliás, como escrevi acima, tenho percebido que nesse aspecto Brasília evoluiu muito em relação aos jogos do início do campeonato. Hoje chutou um pouco menos de 03 (24 bolas) e teve um aproveitamento maior (54%). O grande destaque foi Alex. Pena que mais uma vez reclamou demais da arbitragem e levou uma técnica. Lula Ferreira também levou uma técnica por reclamação, algo que já virou algo repetitivo nesse campeonato. Um fato interessante é que quando questionados ao fim dos jogos, exceto Guerrinha que falou o que quis, normalmente os técnicos amenizam as palavras, talvez por saberem que estão diante dos microfones e não querem se complicar. Continuo achando que, apesar da deficiência de algumas arbitragens, os jogadores também estão exagerando muito nas reclamações. Voltando ao aspecto técnico, Franca precipitou muitos ataques e faltou calma na hora que Brasília buscava o jogo de força.

Outro fato interessante é a insistência da torcida de Brasília em lembrar sempre do Flamengo durante os jogos, cantando "Oh Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar" sinal de que dia 21 de fevereiro é o jogo mais esperado do campeonato, provavelmente no Nilson Nelson.

No próximo sábado os candangos terão o "clássico regional" contra a equipe do Uberlândia,  enquanto que a equipe de Franca vai até Fortaleza enfrentar o Basquete Cearense.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.