Topo

Bala na Cesta

Memphis, Detroit e Toronto acertam primeira grande troca na NBA - veja as mudanças!

Fábio Balassiano

31/01/2013 00h14

Aconteceu a primeira grande troca dessa temporada da NBA. Muita gente já esperava que Rudy Gay (foto) fosse mesmo sair do Memphis Grizzlies (com donos novos, a franquia decidiu apertas as finanças e está preocupada em economizar neste primeiro momento), e foi o que realmente aconteceu.

Gay, ótimo ala mas cujo salário é imenso até 2014-2015 – mais de US$ 54 milhões até lá), vai junto com o pivô reserva Hamed Haddadi para o Toronto Raptors, que, por sua vez, cede Ed Davis e o espanhol Jose Calderón ao Grizzlies. Mas o Memphis não quer Calderón, e despachou o armador para o Detroit em troca de Tayshuan Prince (o último remanescente do título dos Pistons de 2004 deu adeus ao time, portanto) e Austin Daye. Ficamos assim, então:

MEMPHIS RECEBE: Tayshuan Prince, Ed Davis, e Austin Daye
TORONTO RECEBE: Rudy Gay
DETROIT RECEBE: Jose Calderón

Minha análise: Partindo do pressuposto que foi uma troca por causa estritamente financeira, o Memphis até que não se deu tão mal assim. Trocou um excelente jogador por um veterano razoável, um jovem razoável (Davis) e um contrato expirante (Daye). Perde no quinteto titular, mas ganha em espaço para investimentos futuros (mais de US$ 10 milhões/ano liberados a partir da próxima temporada) e em elenco de apoio. Não deve ganhar o Oeste mesmo, mas não sei se perde a quarta colocação de Conferência.

Por outro lado, quem se deu muito bem foi o Toronto Raptors. Com espaço para investir, despachou Calderon, com quem a torcida já pegava no pé há tempos, abriu espaço para Kyle Lowry, trouxe um grandíssimo jogador (Gay) e agora terá Lowry, DeRozan, Gay, Bargnani e Valanciunas no quinteto inicial. nada mal, não?

Ao Detroit, fico triste com a saída de Prince, um dos melhores jogadores de defesa que vi atuar, mas Joe Dumars decidiu que era hora de renovar o elenco. Poderá colocar Brandon Knight na ala, Calderon como titular na armação, Kyle Singler na ala e Greg Monroe no pivô, com Andre Drummond vindo do banco. Time novo, forte e talentoso. Bom pra pensar em futuro, sem dúvida alguma, concordam?

Acabou, portanto, ficando de ótimo tamanho para os três times. E aí, gostou dessa troca na NBA? Quem se deu bem? Quem se deu mal? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.