Topo

Bala na Cesta

Flamengo vence outra, chega a 14ª seguida, se isola na liderança e mira turno invicto do NBB

Fábio Balassiano

22/01/2013 13h34

Está cada vez mais difícil parar o Flamengo no NBB. Depois de vencer os dois jogos em São Paulo (Suzano e Palmeiras) na semana passada, o rubro-negro viajou e ontem bateu o Minas em Belo Horizonte por 105-90, chegando a 14 vitórias seguidas (nenhuma derrota ainda) na competição e se isolando cada vez mais na liderança (o segundo colocado, o Uberlândia, tem 11-4).

Na noite de ontem, mais uma vez o Flamengo mostrou força nos rebotes (foram 17 ofensivos) e um ataque balanceado, com os cinco titulares anotando 13 ou mais pontos. Destaque para Marquinhos, que teve 25 (13 no último período), Olivinha (25+11) e Caio Torres (o pivô, na foto contra Douglas Nunes, saiu-se com 23+14 e 34 de eficiência, melhor índice do jogo). A questão, ao menos pra mim, é saber o que será do futuro do Flamengo, melhor ataque (92,5 por partida) e time mais eficiente (110,6) da competição até aqui.

Os jogadores e a comissão técnica dizem que não estão surpresos com a sequência de vitórias (ninguém espera perder, obviamente), que o Brasília ainda é o time a ser batido nos playoffs (no que concordo) e que o trabalho de José Neto ainda está começando (e começando muito bem, evidentemente, tanto que o antigo vício dos três pontos tem diminuído – o rubro-negro é o sexto que menos chuta assim mesmo com o terceiro melhor aproveitamento – são 19,7 por noite, com 38,7% de conversão). Mas acho que está claro que na temporada regular o clube da Gávea é que virou alvo, foco dos adversários. Outro índice interessante é o de Assistências/Erro (leia mais aqui), em que o time tem 1,20, o quinto melhor do NBB (com 11,5, o Fla é o segundo que menos desperdiça bolas).

Faltando apenas três jogos para acabar o turno, e com o recorde de vitórias no começo de NBB já batido, resta saber se o Flamengo conseguirá manter o ritmo forte para fechar (o que seria incrível) os 17 jogos do primeiro turno com vitórias. Pela frente há o Paulistano (nesta quinta-feira no Tijuca), o Pinheiros (no sábado no mesmo ginásio) e o vice-líder Uberlândia na próxima segunda-feira no Triângulo Mineiro (28/01).

Será que o Flamengo termina o turno invicto? O que acham?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.