Topo

Bala na Cesta

Lanterna no NBB4, Vila Velha reage, bate atual tricampeão Brasília e sonha no NBB5

Fábio Balassiano

21/01/2013 15h20

No NBB4, o Vila Velha fez a pior campanha da história da competição. Obteve apenas uma vitória em 28 jogos, e pouca gente esperava que o time do Espírito Santo fosse voltar para o campeonato desta temporada. Faltando um mês pro torneio começar, o elenco tinha apenas três jogadores, o site mesmo brincava com a situação (colocando fotos de Kobe Bryanr e LeBron James na seção 'elenco') e o fiasco estava anunciado.

Mas o time decidiu tentar a sorte no NBB5. Contratou o competente Daniel Wattfy, que havia feito bom trabalho em Rio Preto no Paulista desse ano, apostou no trio Alexandre, Simmons e Parker (45,2 pontos e 10,1 rebotes por noite somados) e vem colhendo bons resultados.

Olhando pra tabela, os 5-10 da classificação dizem muito pouco, embora a classificação aos playoffs seja um sonho pra lá de palpável (olho também na Liga Sorocabana, que venceu as últimas cinco – de Pinheiros e Paulistano, lá em São Paulo, inclusive), mas nos últimos jogos o Vila Velha bateu o atual tricampeão Brasília (o atual campeão foi abatido no sábado por 94-85 com direito a 63 pontos dos três acima citados), deu um sufoco no poderoso Pinheiros (perdeu de apenas dois pontos), acabou com a invencibilidade do Paulistano e deu trabalho a Limeira e São José. Se não é um primor, é uma baita evolução. Para se ter uma ideia, a diferença média do time, que no NBB4 ficou em 16,6 negativos, está agora em -3,5.

É pouco, eu sei, Vila Velha ainda precisa melhorar muito em termos técnicos e de estrutura, mas para um time que era estava ameaçado de não jogar e vindo de um vexame monstruoso no NBB é uma baita melhora e um sinal de que o trabalho de Daniel tem sido bem feito.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.