Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: Após surpresa, Mogi joga incrivelmente mal e cai diante de Franca

Fábio Balassiano

20/01/2013 12h00

Por Bruno Mesquita, direto de São Paulo (SP)

Esperava-se mais de Mogi no jogo da tarde deste sábado, na primeira partida da rodada dupla que aconteceu no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. A equipe vinha de vitória diante do vice-líder Uberlândia, mas a derrota por 95-59 diante de Franca refletiu como foi fraca a atuação do time da casa.

Antes da partida, Lula Ferreira demonstrou respeito a Mogi: "No NBB não se pode olhar para a tabela. Há de se respeitar a equipe de Mogi, que fez partidas duras contra equipes grandes". Por outro lado, a postura do técnico Paco Garcia era cautelosa, declarando que era preciso esquecer a vitória na última partida, e pensar a frente, no dia-a-dia, demonstrando estar ciente da dificuldade que encontraria diante de Franca. Ele só não esperava por uma atuação tão trágica de sua equipe.

No primeiro quarto, o ataque de Mogi foi completamente nulo. Foram diversos erros, arremessos precipitados e míseros cinco pontos. No início do segundo período, o time perdeu o foco completamente com as reclamações contra a arbitragem. O ápice da confusão se deu quando o Caio foi excluído pelo árbitro Vander Lobosco, que achou que o ala tentou lhe dar uma rasteira quando estava caído. Após o tumulto o árbitro consultou os mesários e voltou atrás em sua decisão, e Caio pôde voltar a partida.

A confusão por incrível que pareça trouxe o único momento de estabilidade de Mogi na partida, que começou a pontuar com mais frequência (mesmo assim, o aproveitamento era de menos de 30% nos arremessos). Por isso, Mogi foi para o intervalo perdendo por 37-24.

Após o intervalo, os anfitriões voltaram ainda pior, o que parecia impossível. É importante destacar que grande parte das dificuldade de Mogi surgiam devido a uma defesa muito forte e agressiva de Franca (a melhor do NBB até aqui), que matou o jogo ainda na metade do terceiro período, se impondo no jogo de transição e abrindo uma vantagem que chegou a ser de 40 pontos. Franca administrou tranquilamente o jogo até o final e chegou a sua 11º vitória no NBB.

No duelo dos armadores "hermanos", Pablo Figueroa de Franca marcou 8 pontos, enquanto Gabriel Cortés do Mogi saiu zerado de quadra. O cestinha da partida foi o ala Cauê Borges com 17 pontos.

Mogi terá muitas dificuldades para se recuperar dessa derrota, já que jogará fora de casa as próximas quatro partidas (Brasília 21/01; Basquete Cearense 26/01; Liga Sorocabana 31/01; Bauru 02/02). Franca também não terá vida fácil, com três confrontos diretos com equipes que brigam na parte de cima da tabela, todos fora de casa (Uberlândia 24/01; Brasília 31/01; Basquete Cearense 02/02).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.