Correspondente BNC: Em jogo tenso, Flamengo supera São José e segue invicto no NBB
Por Fernando Hawad, direto do Rio de Janeiro (RJ)
O confronto entre o campeão carioca e o campeão paulista certamente era um dos mais esperados do primeiro turno no NBB. E quem foi ao ginásio do Tijuca (bom público novamente) na noite desta segunda-feira chuvosa no Rio não se arrependeu. Em jogo adiado da terceira rodada, Flamengo e São José travaram uma batalha equilibradíssima, decidida apenas nos minutos finais. O rubro-negro levou a melhor, vencendo por 83-75 e ampliando o próprio recorde. Os comandados de José Neto chegaram a 11 vitórias em 11 partidas, uma marca impressionante. Já a equipe joseense perdeu seu quinto jogo na competição e ocupa o oitavo lugar na tabela com oito vitórias.
A partida desta segunda-feira lembrou os duelos entre as duas equipes nas semifinais da temporada passada. Na ocasião, São José levou a melhor e eliminou o Flamengo por 3 a 2, numa série que, apesar de não ter sido brilhante tecnicamente, proporcionou jogos emocionantes.
Apostando numa defesa forte, a Águia do Vale começou com tudo a partida. Nos primeiros seis minutos, o poderoso ataque do Flamengo, que produz 89,1 pontos por jogo, fez apenas quatro e o campeão paulista abriu seis pontos de vantagem. Mas depois do tempo pedido por Neto, o time da casa se acertou e passou a frente no placar, vencendo a primeira parcial por 18 a 17. No segundo quarto, destaque para Duda. O ala rubro-negro, muito criticado pela sua irregularidade nos últimos anos, entrou bem e anotou 11, de seus 16 pontos, no período, levantando a entusiasmada torcida que não parava de empurrar a equipe. O Flamengo foi para o intervalo com uma pequena vantagem: 42 a 38.
O terceiro período continuou equilibrado. Pelo lado de São José, na ausência do pivô Murilo e do ala Dedé, ambos lesionados, o ala-pivô Jefferson assumiu a responsabilidade de ser o principal cestinha do time. O ex-jogador do Flamengo deitou e rolou no garrafão adversário e fez 31 pontos, sua melhor marca na história do NBB. Ele teve ótimo aproveitamento nas bolas de dois (10/12), o que reforça a tese de que é melhor jogar perto da cesta e não forçando tiros longos. Aliás, as duas equipes abusaram das tentativas de três pontos durante a partida. Os joseenses acertaram sete em 23, e os cariocas, oito em 24. Os visitantes levaram a melhor no terceiro quarto, vencendo por 24 a 20 e empatando o jogo: 62 a 62.
Nos dez minutos finais, o Flamengo teve mais perna. Marquinhos, cestinha do NBB, jogou bem novamente, contribuindo com 17 pontos. Mas o principal jogador do time foi outro. Olivinha mais uma vez conseguiu um duplo-duplo. Foram 15 pontos e 14 rebotes para o ala-pivô que incendiou o ginásio com algo que não aparece nas estatísticas: garra, muita garra. Apesar do americano Laws, 15 pontos, e do armador Fúlvio, 16, tentarem recolocar São José no jogo, o Flamengo soube trabalhar bem a bola nos momentos decisivos e garantiu mais uma vitória.
"A determinação e vontade de vencer fizeram a diferença hoje. Não adianta nada saber o que fazer tecnicamente e taticamente se você não tem vontade. Hoje nós não estivemos muito bem no ataque, mas compensamos com muita raça na defesa", afirmou o técnico José Neto, que faz um belo começo de trabalho na gávea.
Pelo lado de São José, que vem num ritmo impressionante de jogos desde o fim do ano passado, quando teve que conciliar o NBB com as finais do Paulista e a Liga Sul-Americana, Jefferson ressaltou a boa partida da equipe, que mesmo desfalcada, teve chance de sair do Rio com a vitória. "Faltaram alguns detalhes, especialmente na defesa, mas fizemos uma boa partida. O Murilo e o Dedé estão fazendo muita falta. Tenho certeza que, quando eles voltarem, nossa equipe vai crescer muito e chegar bem nos playoffs", afirmou o cestinha do jogo.
Após quatro jogos no Rio, chegou a hora do Flamengo pegar a estrada. Nesta quinta, os comandados de José Neto enfrentam o Suzano, às 20h, fora de casa. Também às 20h, no mesmo dia, a Águia do Vale volta ao seu ginásio e espera contar com o apoio da fanática torcida no duelo contra a tradicional equipe de Franca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.