Topo

Bala na Cesta

Fala, Leitor: Thiago Vitor exalta Avery Bradley para explicar ótima fase do Boston Celtics

Fábio Balassiano

12/01/2013 14h09

Quando a defesa funciona…
Por Thiago Vitor

Até o dia 2 de janeiro deste ano, a temporada 2012-2013 do Boston Celtics era preocupante. Situação escancarada com as quatro derrotas seguidas (Clippers, Warriors, Kings e Grizzlies) sem ver a cor da bola e com diferença de 10 ou mais pontos. Isso levou a equipe Celta a preocupante oitava colocação (limite máximo para a classificação nos playoffs) e com duas pedras no sapato na cola – 76ers e Bucks.

Mas eis que Avery Bradley (na foto ao lado) retorna. Um defensor melhor e mais eficaz que Leandrinho, Courtney Lee e Jason Terry. Para explicar melhor, vamos recorrer aos números. Até a derrota para o Grizzlies, a defesa sofria 98 pontos em média. Com o retorno do camisa zero ao time titular, a situação mudou. O Boston sofreu nos últimos cinco jogos uma média de 84,4 pontos (mais de 10% de evolução).

Após a saída de Kendrick Perkins, Kevin Garnett e Brando Bass estão fazendo a marcação no garrafão. Bass está mal nesta temporada, e consequentemente Garnett está sobrecarregado. Se Bradley não joga, é substituído por Lee e Terry. Sem um pivô de origem e sem um ala bom de marcação a defesa é frágil e só tirando leite de pedra é capaz de exercer a tão famosa marcação que o técnico Doc Rivers gosta.

No ataque, os números sofreram um pequeno aumento neste período. Até a derrota para o Memphis Grizzlies, o Boston marcou, em média, 92,4 pontos. Nos últimos cinco jogos, 95.

O retorno de Bradley fez crescer o jogo defensivo de toda a equipe. Um bom jogador que exerce suas funções estimula os demais. Rondo está recuperando bolas importantes na defesa e iniciando rápidos contra-ataques, e Garnett virou um monstro no garrafão defensivo. Sem contar o bem que o próprio Bradley faz ao time.

A chave para as ambições do Boston Celtics é a defesa e a chave desta defesa é o seu camisa zero, o ala Avery Bradley.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.