Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: São José joga bem, atropela Mogi e faz as pazes com a torcida

Fábio Balassiano

11/01/2013 16h57

Por Lucas Vinicius, de São José (SP)

Na estréia em casa no ano de 2013, o time do São José deu um belo presente de boas-vindas para sua torcida, em um abarrotado ginásio Lineu de Moura. Pela frente o time teria o Mogi das Cruzes, estreante que há poucos dias tinha aprontado uma grande surpresa: vencer o Minas, até o momento invicto em casa, dentro do território adversário. O mesmo Minas, aliás, que na rodada anterior à sua derrota havia liquidado o time joseense por 20 de diferença. Pela frieza dos números se esperava um jogo complicado.

Porém na noite desta quinta-feira o time de São José teve um alto rendimento em toda sua coletividade. Não contando os garotos Robinho e Gabriel, todos os jogadores anotaram em pontos e rebotes. Dos 19 lances-livres cobrados, a equipe anotou 18. E quando o leitor olha as estatísticas e vê 14 assistências de Fúlvio, não deixe de notar também as nove de Laws e as quatro de Jefferson.

Enfim, o São José jogou um basquete coletivo como há certo tempo não se via. Desde os primeiros minutos assumiu a frente do placar e já encerrou o primeiro quarto com um excelente 27-14. A torcida de Mogi, que em bom número compareceu ao ginásio Lineu de Moura, ainda confiava em Thomas, Riddick e Caio, sendo estes 2 últimos bastante acionados da linha dos 3 pontos, pois o garrafão foi dominado do início ao fim pela equipe joseense. Mas, embora o time visitante tenha feito um segundo quarto equilibrado com a pontaria certeira de seus alas, não conseguiu diminuir a vantagem, e acabou sendo derrotado por 19-18.

No segundo tempo, São José teve Jefferson atuando como pivô, e as boas entradas de Ícaro e Luís Felipe. Jogando assim, disparou no placar, com jogadas de grande efeito, entre elas, o grande lance da partida, uma ponte aérea para (o pequeno?) André Laws que explodiu o ginásio e praticamente selou qualquer reação de Mogi. Mais uma vitória, esta por 30-19.

O último quarto foi bem administrado pela equipe paulista. A relativamente boa quantidade de erros do time da casa se deu em vista de um relaxamento natural, assim como da entrada do time reserva, com garotos da equipe que disputa a LDB. Mesmo assim o time seguiu jogando duro, vencendo novamente por 29-16, sacramentando 105-67 e liberando a festa no ginásio.

Na próxima segunda o São José vai ao Rio de Janeiro para um grande jogo. Pela frente o invicto Flamengo na reedição da semifinal da última temporada. Jogo este que havia sido adiado pela liga em virtude do calendário apertado das equipes em outras competições. O Mogi descansa e aguarda em casa na próxima quinta-feira o Uberlândia, que vem empolgadíssimo depois da vitória no clássico de ontem.

Notas:  Mogi jogou desfalcado do pivô Baby, e talvez por isso tenha sofrido bastante no garrafão. Porém não custa lembrar que Murilo ainda está em fase final de recuperação e a águia do vale ainda não tem seu pivô titular com boas perspectivas que volte na próxima semana. O espanhol Álvaro Calvo também não atuou nesta quinta-feira, mas tem previsão de retorno para as próximas partidas. A notícia ruim para o torcedor joseense é que Dedé, mesmo marcando 16 pontos na noite de ontem, atuou com uma lesão no menisco, e ficará três semanas em tratamento, devendo voltar na semana do carnaval.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.