Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: Diante do Mogi, Minas perde a invencibilidade em casa no NBB

Fábio Balassiano

08/01/2013 16h30

Por Joana Ferreira, direto de Belo Horizonte (MG)

O Minas foi derrotado pelo Mogi das Cruzes por 86-84, em jogo válido pela 12ª rodada do NBB nesta segunda-feira. O resultado acabou com a invencibilidade dos minastenistas em casa e fez com que caíssem uma posição na tabela de classificação, de sétimo para oitavo. Já o Mogi, que ocupava a 14ª colocação, fechou a rodada em 13º lugar. Douglas Nunes (27 de eficiência) e Riddick, do time paulista, (26) foram os destaques. O pivô Babby deixou a partida logo no início com dores nas costas.

A partida foi equilibrada e cheia de altos e baixos na equipe mineira. Os donos da casa começaram a frente no placar, imprimindo velocidade no jogo e virando as bolas com qualidade. Porém, alguns momentos de brancos permitiram que Mogi encostasse e até virasse o placar no segundo quarto. Mesmo assim, com uma boa atuação de Betinho, decisivo nas bolas rápidas, o Minas fechou o primeiro tempo na frente: 49-40.

No segundo tempo os mineiros mantiveram o ritmo do final da primeira etapa e começaram ligados, explorando as bolas rápidas. Entretanto, o Mogi não se entregou e aproveitou a irregularidade do time mineiro para virar o placar e fechar o período em 21-15. A última etapa foi bastante equilibrada, com as duas equipes brigando até o final pela vitória. Faltando apenas 24 segundos para o fim, a vantagem era do Mogi por apenas um ponto, mas o time da casa não conseguiu reagir. Os visitantes ainda ampliaram ao converter faltas nos últimos segundos, fechando o jogo em 86-84.

O armador Mark Borders chamou a atenção para a diminuição de ritmo do Minas ao longo do jogo, problema levantado pelo técnico Raul na rodada anterior quando o Minas venceu o São José: "Nessa liga, cada partida você precisa jogar duro, independente se o adversário for Flamengo, Brasília, Uberlândia, Mogi ou Suzano. É preciso jogar do mesmo jeito cada jogo. É preciso pensar e estar atento. Se você relaxa dois ou três minutos, o outro time pode crescer, como aconteceu hoje", disse Borders.

O pivô Babby, que tinha se machucado no jogo contra o Vila Velha, voltou a sentir dores nas costas e teve que deixar a partida. De fora, o jogador analisou a partida da equipe: "Esse time é superação. Estamos vindo de uma situação que não é boa para a gente. Estava faltando vencer esses jogos que perdíamos na última bola. O time do Minas jogou bem, mas o nosso se encaixou. Cada um que saiu do banco jogou bem, nos unimos aqui e vimos uma evolução".

As duas equipes voltam às quadras na próxima quinta-feira (10), às 20h. O Minas enfrenta o Uberlândia, segundo colocado, fora de casa e o Mogi faz mais um jogo fora, dessa vez contra o São José, sexto colocado.

Babby
O pivô Babby (foto à direita), ex-jogador da NBA e campeão do NBB com o Flamengo na temporada 2008/09, nesta temporada defende o Mogi das Cruzes. Ele falou sobre a pausa na carreira na última temporada e sobre a expectativa na nova equipe.

"Precisava de um tempo para a minha cabeça, fazia 15 anos que estava nessa pegada todos os dias. Nesta temporada voltei porque já tinha acertado minhas coisas pessoais e o Mogi me chamou, com um projeto bem legal, foi o melhor momento para mim. O time é novo, tem muito respeito comigo, respeitam meu currículo, me ajudam em tudo e me dão a maior estrutura. É um ajudando o outro, um respeitando o outro e isso não tem preço. O Mogi quer voltar a elite do basquete este ano com esse novo projeto e a tendência é que a equipe só melhore e recupere a história do basquete de Mogi".

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.