Topo

Bala na Cesta

Clubes de futebol no NBB: será que realmente vale a pena para o crescimento do basquete?

Fábio Balassiano

30/12/2012 00h43

Assunto bacana para fechar 2012. Recentemente foi noticiado aqui no UOL que o Fluminense deseja disputar a Super Copa Brasil para tentar vaga no NBB, e nesta semana, aqui no blog, Ives Costa, representante do Vitória/Faculdade 2 de Julho (da Bahia), falou que tem o mesmo objetivo (embora não a curto prazo, diga-se). Aí é que vem a pergunta: será benéfico para o basquete o ingresso dos famosos "times de futebol" no NBB?

É, antes de começar a análise, importante dizer que dois dos mais famosos clubes de futebol do país já estão no NBB (Flamengo, de enorme tradição na modalidade e um dos fundadores da Liga Nacional, e Palmeiras, em sua primeira temporada na principal competição do Brasil), e creio que ambos já deram demonstrações de que realmente querem participar e investir no basquete.

Mas, bem, voltando ao tema, de cara eu não curto a ideia de que times de futebol apenas "coloquem" suas logomarcas em times de basquete (ou de vôlei, ou de Futsal etc.). Tampouco curto casos de clubes que investiram horrores em times adultos, esqueceram-se da base e, quando a grana cessa no profissional, simplesmente acabam com o projeto (o melhor exemplo disso é grandíssimo time do Vasco, que ganhou tudo no começo do século com Hélio Rubens no comando e Charles Byrd, Vargas – foto ao lado -, Helinho, Rogério e Demétrius em quadra). Outro bom exemplo de investimentos fugazes é o que foi feito recentemente pelo Santos Futebol Clube no Futsal com o craque Falcão. Durou um ano e fechou as portas. É preciso, também, levar em conta o aspecto da violência que já houve em partidas assim (quem viu Fla-Flus, Vasco x Botafogo aqui no Rio de Janeiro sabe do que estou falando).

Não estou dizendo que estes exemplos acima sejam os casos de Fluminense (que possui bom trabalho na base) e Vitória (pelo que me conta, a Faculdade 2 de Julho tem tentado fazer a sua parte por lá), mas me parece muito claro que ter apenas times com apelo popular para fazer o basquete crescer não é o melhor dos mundos (e é ilusório pacas). Outro ponto a ser levantado: é preciso que os clubes de futebol, que têm potencial de investimento infinitamente maior aos, digamos, clubes sociais e/ou de cidade, possuam verbas APENAS para o basquete, não usando o "fundo" do esporte mais popular do país para montar suas equipes. Não é justo com os demais e tampouco salutar para a modalidade (criam-se "bolhas" financeiras terríveis para o longo prazo).

De todo modo, clubes de massa poderiam trazer… as massas de volta ao basquete, às quadras, ao noticiário, criando um ambiente de entusiasmo nos ginásios que, sabia que iria esbarrar nisso, o vôlei jamais conseguiu fazer. Por exemplo: um Fla-Flu no NBB traria charme, história, tradição e enorme potencial para exploração de comunicação com torcedores e patrocinadores. Se os clubes de camisa tiverem realmente interesse em participar deste novo momento da modalidade através da Liga Nacional, e aceitarem as condições mínimas para isso (longo prazo, fundo financeiro específico para o basquete, investimento na base também e segurança total e absoluta nos ginásios) pode ser bacana.

Concluindo: para não ficar em cima do muro, digo, de cara, que não vejo problema na maneira que, por exemplo, Fluminense e Vitória querem entrar no NBB. Mas me parece muito claro que o crivo da Liga Nacional para a entrada dos mesmos precisa subir alguns pontinhos (aumentar o degrau de exigência mesmo) para que todo o ganho em termos de organização e seriedade que a LNB construiu em tão pouco tempo não se perca por causa de uma tentativa de se ganhar público dentro e fora dos ginásios a qualquer custo (e nem acho que a entidade que colocou o basquete nos trilhos tenha este pensamento, hein).

E vocês, o que acham do assunto? Vale a pena ter times de futebol no basquete? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.