Topo

Bala na Cesta

Da Bahia, Vitória/Faculdade 2 de Julho entra na Liga de Desenvolvimento mirando NBB

Fábio Balassiano

27/12/2012 00h45

Conforme coloquei aqui ontem, a Liga de Desenvolvimento (LDB) começou ontem em Brasília e Belo Horizonte. Franca bateu o Tijuca por 76-41 (15 pontos de Cauê Borges e 13 de Leo Meindl), Bauru mostrou sua força ao passar por Vila Velha (98-57 com 21 pontos de Gui Deodato e Ricardo Fischer – ambos muito bons jogadores!) e São José venceu a Liga Sorocabana por 74-63. Mas pra mim o jogo que mais chamou a atenção foi o de Brasília contra Vitória/Faculdade 2 de Julho.

Não pelo placar (vitória do time da capital por 93-52), mas sim pela estreia do primeiro time do Nordeste na competição (o outro, o São Luís, joga hoje contra a Liga Sorocabana às 18h). Foi por causa da participação do time baiano que conversei ontem com Ives Costa (na foto com o time ele é o último à direita), coordenador-técnico da equipe e também presidente da Liga Nacional Nordeste, que, por sua vez, começará em 19 de janeiro de 2013 com a participação de 79 equipes nas categorias masculina e feminina (mais de 5.500 atletas). De acordo com Ives, devem ser realizadas mais de 550 partidas e as finais, que serão disputadas em Salvador com transmissão de TV Aberta (da TVE), acontecerão entre 29 de maio e 2 de junho.

"Nossa intenção é vir aqui e aprender um pouco, jogar. Temos um campeonato legal lá na Bahia em que ganhamos invicto, mas sabemos que precisamos jogar mais e mais vezes. Essa oportunidade da Liga de Desenvolvimento é ótima para os meninos justamente para dar mais experiência a eles. Quando o pessoal da Liga Nacional conheceu a nossa estrutura da Supercopa Nordeste logo nos convidou para participar da LDB. Foi bacana e trouxemos o campeão adulto (nós) e o vice, o São Luís", contou Ives, coordenador de um projeto que conta com mais de 500 alunos de Salvador (todos usando a estrutura de fisioterapia, musculação, médica da Faculdade 2 de julho), por telefone pouco antes de enfrentar o Brasília.

Mas os planos de Ives vão além da participação na LDB. Com a parceria assinada em março deste ano com o Esporte Clube Vitória, que recentemente assinou contrato com a Magazine Luiza para os esportes olímpicos, a expectativa é de ainda mais força a modalidade na Bahia e obviamente mais investimentos. Já classificado para a Copa Brasil, o Vitória/Faculdade 2 de Julho pode até mesmo jogar o NBB6.

"Sabemos das dificuldades, mas estamos classificados, juntamente com o São Luís, para a Copa Brasil, da Confederação Brasileira. Podemos ir bem e nos classificarmos direto para o quadrangular contra os dois últimos do atual NBB, mas nem é a real intenção. Temos um projeto novo, mas sabemos onde queremos chegar. Se não der direto no NBB6, vamos montar um time para a segunda divisão que existirá a partir da próxima temporada e caminharemos passo a passo. Nosso planejamento é seguir como uma das principais forças do Nordeste, mas principalmente evoluir e mostrar que podemos jogar em cenário nacional", conclui Ives.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.