Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: Paulistano se reabilita com importante vitória diante de São José

Fábio Balassiano

23/12/2012 16h23

Por Lucas Vinicius, direto de São José (SP)

Há 2 temporadas o time do Paulistano deixava de investir em medalhões para iniciar um novo projeto, mesclando um orçamento menos expressivo a consideráveis apostas em seu elenco e comissão técnica. E naquela época havia a previsão de que quando o time estivesse formado e nas mãos de Gustavo de Conti, daria um trabalho enorme aos adversários e brigaria de igual pra igual em qualquer circunstância.

E nesta tarde de sábado em São José dos Campos, o time ratificou que este momento chegou. Na briga pela vice-liderança da competição, o time da Capital mostrou uma maturidade e controle de partida digno de um time que brigará pelas cabeças, enquanto aproveitava o fato do time da casa não estar nem longe de sua melhor forma de jogo. Venceu por 76-68 com inteira justiça.

Quando ainda no primeiro quarto Toyloy enterrou com vontade por 4 vezes, ficou visível que o time estava determinado a não fazer uma boa partida, mas não buscar outra coisa senão uma vitória frente os campeões paulistas. Fúlvio também demonstrava estar totalmente ligado no jogo e contribuía tanto em pontos (ao final 19 marcados), quanto assistências (9 no total). Mas o restante da equipe não estava em um bom dia.

Salvo por uma boa sequência de arremessos de 3 de Jefferson no terceiro quarto, o time foi controlado do início ao fim. O técnico da Capital fez inúmeras substituições a todo momento, na intenção de confundir o sistema de jogo joseense. O São José só venceu o segundo quarto, por 18 x 16. Os outros 3 foram vencidos pelo visitante (18 x 21, 20 x 21 e 12 x 18), sendo o último um desastre para a "águia do vale".

No desespero, o São José trouxe a diferença pra 2 pontos a pouco mais de 20 segundos do fim, mas no último esforço de defesa, Fúlvio cometeu a quinta falta pessoal e o time da capital foi para os lances-livres para finalizar a partida. E outro grande destaque, além da exuberante atuação do pivô norte-americano, foi a dupla Pedro/Manteguinha. Chamando o jogo pra si, os 2 confundiram bastante a marcação joseense, e em grande parte da partida, conseguiam arremessar até com certa liberdade.

Toyloy terminou como o cestinha e grande destaque da partida, com 21 Pontos e 4 rebotes. Fúlvio, como citado, foi o destaque joseense com 19 pontos e 9 rebotes. O São José descansa neste fim do ano e retorna para outra parada dura : 5 de janeiro, o Minas em Belo Horizonte. No mesmo dia o Paulistano receberá Franca na capital.

=======

Análise de Por Bruno Mesquita, direto de São Paulo (SP)

O Paulistano encerrou uma série de duas derrotas consecutivas na tarde deste sábado, vencendo o São José fora de casa por 76-68, assegurando assim a vice-liderança por aproveitamento com 77,8%, atrás apenas do Flamengo (7-2 na campanha). O time da capital começou muito melhor a partida e principalmente no primeiro tempo abusou do pick-and-roll, que terminava sempre com as enterradas do pivô norte-americano Steven Toyloy, destaque e cestinha do jogo com 21 pontos.

A equipe de São José adotou em muitos momentos a estratégia de marcação por zona para tentar anular o domínio do Paulistano no garrafão além de arriscar em demasia os chutes de três. Dessa forma até conseguiu encostar algumas vezes no placar, mas faltou perna no final para conseguir a virada, como o armador Fúlvio acusou em entrevista ao final da partida.

Já o Paulistano se manteve tranquilo mesmo nos momentos mais difíceis do último periodo, não sentiu a pressão da torcida adversária, sempre trabalhando bem a bola para pontuar quando mais precisava, e matou a partida.

MARCA
Além da vitória, o Paulistano também pôde comemorar o feito de chegar a marca dos 10.000 pontos no NBB num chute de três pontos convertido por Elinho no terceiro período.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.