Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: Atuando bem, Limeira vence e cala caldeirão lotado em Fortaleza

Fábio Balassiano

23/12/2012 11h55

Por Thiago Carvalho, direto de Fortaleza (CE)

"Foi o nosso pior jogo dentro de casa". Com essas palavras de Matheus, armador do Basquete Cearense, somado ao excelente aproveitamento dos tiros de longe do rival Limeira (11 de 20), já dá para ter uma noção de como foi o confronto. Vitória do time do interior de São Paulo por fáceis 84-65.

Com o placar, os cearenses voltam a figurar com 50% de aproveitamento (4 vitórias e 4 derrotas) e em 9º lugar. Já a equipe do interior paulista melhora seu aproveitamento para 40% (4 vitórias em 10 jogos) estando 11º. O SKY/Basquete cearense volta a jogar pelo NBB no dia 5 janeiro, quando visita o Suzano às 18h (de Brasília), no ginásio Paulo Portella. Já o Winner/Kabum/Limeira recebe a Liga Sorocabana no mesmo dia no ginásio "Vô" Lucato, às 19h (de Brasília).

Para Drudi, ala-pivô do Basquete Cearense, a derrota não apaga a boa trajetória que o time fez em casa até aqui. "Nós temos que levantar a cabeça. O mérito de ter deslocado nossa defesa e tido um bom aproveitamento de três é todo deles", disse.

Mesmo com o público de aproximadamente 1.700 pessoas vaiando e torcendo contra, Limeira não se intimidou e começou tomando as rédeas do duelo, abrindo vantagem. A equipe paulista abriu 7 pontos (9-2) nos primeiros minutos e soube administrar a diferença até o final do 1º quarto, vencendo por 6 (25-19). O segundo quarto foi ainda pior para o time mandante, com demasiados erros no ataque resultando em alguns pontos de contra-ataque. O Basquete Cearense anotou apenas 11 pontos e chegou a estar perdendo por 16, mas conseguiu diminuir para 13 (30-43) antes do intervalo, dando um pouco de alento para sua torcida.

O segundo tempo começou com cinco pontos seguidos dos donos da casa, o que passou a impressão de que a sorte havia mudado de lado. Mas foi por pouco tempo. Aproveitando-se de bolas precipitadas e de bons ataques em transição, Limeira diminuiu o ímpeto da torcida e terminou quarto vencendo por 24-17, abrindo ainda mais (67×47) e praticamente matando o embate.

O último período foi mais do mesmo, com o BC mostrando uma leve reação (55-70) logo nos 2 primeiros minutos de quarto. Mas não passou disso. Méritos da equipe comandada por Demétrius, que soube controlar bem o ritmo de jogo e administrar a vantagem, perdendo o quarto por apenas 1 ponto (19-18) mas vencendo a partida por 84-65 para tirar a invencibilidade do time de Alberto Bial como mandante após 4 jogos em Fortaleza.

Após a peleja, Demétrius ressaltou a importância da conquista: "Essa vitória representa, para nós, embalar no campeonato. A gente vinha de algumas derrotas que não estavam previstas e, com essa vitória, a gente acaba recuperando uma derrota inesperada. Foi importante a postura que a equipe entrou, que proporcionou um bom volume de jogo", afirmou.

Opinião
Os donos da casa sofreram com a marcação zona do adversário e com o baixo aproveitamento dos arremessos de quadra. Além disso, achei que Bial deixou pouco tempo em quadra Dragovic e André. O time continua sofrendo com os rebotes (45-29 para Limeira). Pelo único jogo que vi da equipe paulista na competição, gostei bastante. Mostrou boa organização e bom poderio ofensivo. Creio, apenas, que precise ajustar o aspecto defensivo. Acredito que Limeira vá subir na tabela pois tem elenco e comissão técnica para isso, podendo chegar nos playoffs.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.