Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: outra vitória do Basquete Cearense em casa, desta vez contra Joinville

Fábio Balassiano

21/12/2012 13h39

Por Thiago Carvalho, direto de Fortaleza (CE)

O SKY/Basquete Cearense (BC) venceu na noite de ontem a equipe da Cia do Terno/Joinville por 78-62, conseguindo assim sua 4ª vitória em 7 duelos, a 3ª em 3 jogos como mandante. Já o time de Santa Catarina agora fica com campanha inferior aos 50% com 4 vitórias em 9 jogos. No sábado, o Basquete Cearense recebe o Limeira às 19hs no Ginásio da Unifor e Joinville faz mais um jogo fora,desta vez visitando o time de Brasília às 11hs no Ginásio da ASCEB.

A primeira e única equipe do Nordeste nunca esteve atrás no placar, tendo total domínio do controle do jogo. Toda vez que Joinville encostava, o BC soube controlar os nervos e voltava a deslanchar abrindo uma vantagem razoável.

O jogo
Com apoio de mais de 1900 torcedores que lotaram o ginásio da UNIFOR (atual recorde de público da equipe no campeonato), o Basquete Cearense começou o jogo dando sinais de que seria difícil sair com a segunda derrota seguida.

O primeiro quarto acabou com vantagem do time local por 7 pontos (24-17), mas Joinville reagiu e encostou anotando 6 pontos seguidos no início do segundo período. Entretanto, o ataque do BC teve um dos raros colapsos de "perfeição" e fez 10-0 em 2 minutos. Apesar de muitas faltas feitas e desperdícios de contra-ataques, a equipe do Nordeste venceu também o 2º quarto (16-12), indo pro intervalo com 11 pontos de diferença (40×29).

O segundo tempo começou novamente com o time visitante dando sinais de que ainda estava bem vivo no jogo, chegando a fazer 11-2 diminuindo desvantagem para apenas 2 pontos (42-40). Mas com a ajuda da torcida o Basquete Cearense soube manter cabeça no lugar e respondeu bem terminando o quarto perdendo por 16-14 no total. Destaque pro alto número de faltas, principalmente da equipe de Santa Catarina.

O último e decisivo quarto teve o time local abrindo vantagem de até 21 pontos, fazendo com que o técnico Bial pudesse colocar seu elenco de apoio para rodar. E novamente tivemos um placar de 24-17 pro Basquete Cearense num quarto resultando na vitória por 16 pontos de vantagem (78-62).

Destaques:
Thyago Aleo com 19 pontos. Gostei muito do americano Garner, que contribuiu no jogo com 9 pontos. Acho que Joinville não pode só depender do seu armador e destaque do time na competição (Aleo) se quiser sonhar com algo a mais no NBB.

Já no Basquete Cearense, André e Felipe anotaram 11 pontos cada. Penso que o time precisa melhorar no quesito rebotes, principalmente os defensivos. Vale destacar a raça que o Felipe passa, contagia a todos do time e da torcida, o principal reboteiro da equipe.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.