Topo

Bala na Cesta

Agora no Houston, James Harden faz primeiro jogo contra Thunder esta noite em Oklahoma

Fábio Balassiano

28/11/2012 15h00

Noite bacana esta para quem gosta de NBA, hein. A rodada começa com um bom Nets x Celtics, em Boston, tem o Knicks diante da sensação Bucks e, às 23h (de Brasília), o primeiro encontro de James Harden com a sua antiga torcida, como me alertou o amigo Thiago Risi. Vestindo vermelho, o barbudo levará o Houston Rockets e suas três vitórias consecutivas (7-7 no total) para enfrentar o Thunder em Oklahoma (11-4 na vice-liderança do Oeste).

Para quem não lembra, James Harden foi envolvido em uma troca por Kevin Martins e outros contrapesos justamente por não aceitar o que o gerente-geral do Oklahoma, Sam Presti, lhe propunha como salário. Decidiu comprar a briga, recebeu uma bolada de dinheiro do Houston Rockets (US$ 80 mi em cinco anos) e rumou para o Texas com a responsabilidade de ser O cara de uma franquia que buscava uma estrela desde a saída de Tracy McGrady. E ele tem jogado muito bem.

Pessoalmente, os resultados têm vindo muitíssimo bem. Ele é o quinto da NBA em pontos (com 25,1, quase o dobro de sua média na carreira), o décimo-primeiro em eficiência (com 22 por noite), tem 5,4 assistências (o 25º no geral) e bons 44,2% nos tiros de quadra. Para quem é a principal arma ofensiva de sua equipe (a mais jovem da liga, diga-se de passagem) pela primeira vez na carreira, estatísticas espetaculares, não?

Além dos números, outro ponto pesa a favor de Harden. Com um elenco jovem e sem experiência alguma de NBA (1,96 temporada de média no grupo), ele tem dado uma de professor para os mais crus. Não é raro vê-lo conversar com Jeremy Lin, Chandler Parsons ou Patrick Patterson. Talvez por isso seus 4,1 erros por noite se expliquem. O camisa 13 carrega demais a responsabilidade, retém muito a bola para decidir – com o aval da comissão técnica. E não dá pra dizer que o resultado do Houston não é bom. De equipe para ficar no final do Oeste, os Rockets estão em oitavo, brigando por vaga no playoff.

Não sei como será a reação da torcida do Oklahoma (creio que o aplaudirão), mas certamente Harden entrará em quadra com um sentimento especial. Estrela em uma liga recheada de jogadores talentosos, ele foi procurar espaço justamente por acreditar que poderia estar entre os maiores. Até agora ele vem conseguindo. Ter uma atuação de gala contra sua ex-equipe seria um passo a mais para a consolidação do status de estrela e um tapa na cara de Sam Presti, que acabou por não pagar o que o barbudo desejava.

Será que ele consegue? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.