Topo

Bala na Cesta

Em outra partida ruim, Pinheiros vence São José e iguala final do Paulista masculino em 1-1

Fábio Balassiano

24/11/2012 09h56

Foi outro jogo ruim, bem ruim em termos técnicos, mas desta vez o vencedor mudou na final do Paulista masculino. Em casa, o Pinheiros estava contra a parede e não poderia perder outra.

Contou com a volta de Shamell depois de longa recuperação (dez minutos, seis pontos), jogou até um bom primeiro tempo, quando fez 48-32, caiu bastante na segunda etapa (23 pontos em 20 minutos), mas mesmo assim venceu a partida por 71-63, empatando a decisão em 1-1 graças aos 25 pontos, sete rebotes e cinco assistências (27 de eficiência) de Paulinho (foto), armador que esteve apagado no duelo inicial mas que foi fundamental nesta sexta-feira.

Destaque, também, para a pressionada marcação de Márcio Dornelles nas linhas de passe de Fúlvio, principal condutor de São José (ele teve quatro erros e três assistências ontem).

"Entramos em quadra com uma postura diferente do primeiro jogo e logo impusemos o nosso ritmo e a maneira como o time gosta de jogar. Isso nos fez abrir vantagem, que foi bem administrada até o final. Agora é manter o mesmo foco para buscar, pelo menos, uma vitória fora de casa", disse Paulinho ao site da Federação Paulista.

Sobre a partida, é até cansativo falar isso, mas ontem foram 38 erros em 40 minutos de partida. Ninguém aguenta, sério mesmo. É quase um desperdício de bola por minuto ou dois a cada cinco posses de bola. É um absurdo, não? Nos ataques, novo exagero nos três pontos (e de novo sem a pontaria necessária): 12/42, ou 28,5%. E aí eu não entendo mesmo: se nos 70 chutes de dois pontos houve aproveitamento somado de 48,5% (34/70), por que diabos insistir em tiros longos que, definitivamente, não têm caído com a consistência que a quantidade sugere? Será que não dá pra perceber que não está sendo boa a opção? As comissões técnicas têm, evidentemente, culpa no cartório, mas aos jogadores em quadra caberia um pouco de discernimento. Enfim, coisas que estamos mais do que calejados no nosso basquete e que parece que não irá mudar tão cedo. Isso tudo, é bom lembrar, com uma falta de combatividade terrível nas defesas (as marcações aqui são moles demais).

O terceiro confronto será disputado amanhã às 17h em São José, com transmissão da ESPN Brasil. Se vencer as duas em casa, os joseenses voltam a se sagrar campeões Paulistas. Ao Pinheiros só há uma opção: vencer uma das partidas para evitar que o título seja decidido no Vale do Paraíba.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.