Topo

Bala na Cesta

Kobe Bryant consegue triplo-duplo, ataque voa e Lakers vencem a segunda seguida na NBA

Fábio Balassiano

19/11/2012 08h26

Vi grande parte do jogo do Los Angeles Lakers na madrugada desta segunda-feira aqui no Brasil. Mike D'Antoni ainda ficou no vestiário (ele não foi liberado por Gary Vitti, preparador físico, para fazer sua estreia no banco de reservas angelino – isso deve ocorrer na terça-feira), mas alguns de seus conceitos de basquete já conseguem ser vistos. Na vitória de ontem contra o Houston Rockets por 119-108 (23 pontos em contra-ataque), o ataque voou, o número de mais de 100 posses de bola na partida fala por si só e a campanha foi, enfim, "zerada" (5-5).

Na quadra, Pau Gasol teve 17 pontos e atingiu a marca dos 15.000 pontos na NBA (é o nono estrangeiro a conseguir isso), Dwight Howard foi muito bem na defesa e no ataque (28 pontos, 13 rebotes e três tocos), Metta World Peace/Ron Artest parece bem à vontade com esse sistema de ataque mais livre, fluído, e registrou 15 pontos e Kobe Bryant (foto) esteve ótimo como (quase) sempre. O camisa 24 registrou seu 18º triplo-duplo na carreira ao obter 28-11-11 (ainda teve três roubadas de bola). Aqui, porém, cabe um detalhe: o banco do Lakers segue sendo o segundo pior da liga e é algo que precisará ser melhorado rapidamente (só ganha do Portland com 13,8 pontos por partida).

No final do jogo, o interino Bernie Bickerstaff  (que foi confirmado na comissão de D'Antoni e agora tem 4-1 como substituto) disse que o time começa a entender bem o que Mike diz em seus treinos. A média de pontos nas duas partidas foi de 116,5, as posses de bola foram de mais de 100 por jogo e os atletas realmente parecem bem confortáveis com tamanha liberdade no setor ofensivo.

Os problemas que Mike D'Antoni teve em Nova Iorque (convencer o elenco de sua fórmula no ataque) pelo visto não serão vistos em Los Angeles. O que não quer dizer que o resultado final será diferente daquele que ele conseguiu em Phoenix imagino como será contra um San Antonio Spurs nos playoffs – vejo Popovich salivando desde já…). Na sexta-feira, contra o Memphis, fora de casa, será um grandíssimo teste para os Lakers.

Será que vai dar certo na pós-temporada? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.