Topo

Bala na Cesta

Americana bate Santo André no jogo 5 e faz final do Paulista Feminino com Ourinhos

Fábio Balassiano

13/11/2012 22h25

Com uma parcial de 43-24 no primeiro tempo, Americana mostrou que a vaga na final do Paulista feminino de basquete seria dela. O time de Zanon começou bem, viu o ritmo cair um pouco na segunda etapa (11-24 no terceiro período), mas manteve a compostura para vencer Santo André por 70-61, fechando a semifinal do Paulista Feminino contra o time do ABC em difíceis 3-2. Na decisão, outro rival bem conhecido, Ourinhos, que bateu São José por 3-1.

Na partida de hoje, destaque absoluto para Clarissa (foto), que teve 20 pontos e 11 rebotes para liderar Americana desde o fulminante começo. Além dela, Carina (18+11) e Débora (a jovem armadora teve oito pontos e seis assistências – essa menina merece muita atenção para as próximas convocações). Do outro lado, Jaqueline teve 21 pontos, Micaela outros 16 e Tati Castro saiu-se com 13.

Não vi o jogo, mas pelas estatísticas parece que não foi ruim, não. Houve apenas 27 chutes de três pontos durante toda a partida (para 12 conversões – 44,4%) e mais do que o dobro de bolas de dois pontos tentadas (85, com um percentual de razoáveis 43,5%). Americana, e isso deve ser ressaltado, ainda teve o ótimo índice de 21 assistências em 28 arremessos de quadra convertidos (75% dos pontos saíram através de jogadas, de passes, o que é excelente!).

Na final, é a vez do reencontro de Americana contra Ourinhos, times que se enfrentaram na decisão da segunda edição da LBF (vencida por Americana por 2-0) e no Sul-Americano feminino (também vencido pela equipe de Zanon). Do lado de Ourinhos, olho em Damiris, que vem evoluindo, e no ritmo frenético de Edson Ferreto. Quem será que leva?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.