Topo

Bala na Cesta

URGENTE: Lakers surpreendem, e assinam com técnico Mike D'Antoni por quatro anos

Fábio Balassiano

12/11/2012 07h32

A ESPN de Los Angeles acaba de confirmar a notícia: Mike D'Antoni será anunciado hoje mesmo como novo técnico do Los Angeles Lakers. O acordo é válido pelas próximas quatro temporadas e a coletiva de imprensa está marcada para esta terça-feira. O assessor de imprensa da franquia, John Black, afirmou que "D'Antoni foi uma escolha unânime de todos os executivos do time".

Mike D'Antoni tem 61 anos e jogou muito tempo na Itália (de 1978 a 1990), onde conheceu Joe Bryant e seu filho, na época o espevitado Kobe. Como técnico, dirigiu Denver, Portland, os italianos Milan e Treviso (por lá conquistou cinco ligas locais, duas Euroligas e entrou na lista dos 50 melhores da competição continental), o Phoenix Suns e o New York Knicks na NBA. Sempre se notabilizou por ser um técnico de estilo "liberal" com seus atletas.

Bem, D'Antoni não era o nome favorito ao cargo (e todo mundo sabe disso, embora Black, lá em cima, tenha tentado negar), mas ao que parece as exigências de Phil Jackson (que pena!) foram muito, muito grandes. O veterano treinador teria pedido para não viajar em alguns jogos, uma comissão técnica toda nova e (isso é um rumor) um percentual societário da franquia.

Vocês sabem exatamente o que penso sobre Mike D'Antoni (ele tem o estilo de seu antecessor, outro Mike, o Brown, só que as avessas), né (considero uma contratação longe da ideal). De todo modo, ele chega com o apoio de Steve Nash, Dwight Howard e Kobe Bryant. Se conseguir manter o grupo na mão, como conseguiu em Phoenix com Nash mas não em Nova Iorque com Carmelo Anthony, terá algum sucesso (e, bem, vocês devem imaginar que treinar D12, Kobe, Artest/MWP, Gasol e Nash ao mesmo tempo não deve ser muito fácil). Se conseguir manter as arestas do elenco aparadas e ainda colocar um pouco de defesa em seu repertório (todos sabem que este é seu grande defeito, digamos, tático, como comandante), bem, aí a chance de ir às finais será enorme.

E aí, leitor, gostou da notícia? Ficou surpreso? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.