Topo

Bala na Cesta

NBB5 começará com dois patrocinadores a menos - qual será a saída da Liga Nacional?

Fábio Balassiano

10/11/2012 15h00

Foi lançada ontem a quinta edição do Novo Basquete Brasil em Brasília (terá 18 participantes, número recorde, e bola quicando a partir de 24/11 – tarde pacas). Pelo que leio, a festa foi bacana, organizada e com os atletas felizes por participar. A segunda divisão foi oficializada para a temporada 2013-2014 e desta vez já haverá rebaixamento (os dois piores do NBB5 disputam contra os dois finalistas da Super Copa Brasil – em quadrangular, os dois primeiros terão o direito de jogar o NBB6).

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o inquieto Fábio Aleixo, do Lance!, trouxe na edição de sexta-feira do jornal que a Liga Nacional perdeu dois patrocinadores de peso a menos de 20 dias para começar o campeonato. Eletrobras e Netshoes não despejam mais grana alguma na LNB – a estatal, com problemas graves, retirou seus R$ 2,1 milhões. Fica, portanto, a dúvida: qual será a saída da entidade para solucionar essa questão?

Pelo lado bom da coisa, Kouros Monadjemi (foto), presidente da LNB em seu último ano de mandato (mandou bem demais o cara), disse ao companheiro Vagner Vargas que acredita em uma solução rápida (aqui). Gente boa do meio garante que o montante pago pela Eletrobrás conseguirá ser maior ainda com um novo patrocinador.

Pelo lado ruim, é temerário que com menos de 20 dias para a competição duas empresas tenham retirado seus patrocínios de uma Liga que começa a crescer no país. O caso da Netshoes é ainda mais grave que o da Eletrobrás. Não pelo lado financeiro da coisa, mas sim por causa de ações que a empresa vinha realizando e por causa de seu ótimo canal de vendas que poderia ser explorado (só lembrando que, hoje em dia, o basqueteiro vive na internet, consome na internet etc.).

Acredito, por fim, que um novo investidor surgirá, e espero que desta vez por um longo período. Só espero, sinceramente, que desta vez a Liga Nacional consiga caminhar sozinha, sem esperar que a sua maior parceira, a TV Globo, consiga um patrocinador para/por ela, LNB. Chegou a hora de tirar proveito dos ganhos de credibilidade, organização e planejamento plantados há cinco anos. Ficar sentado esperando uma solução das Organizações me parece o pior dos caminhos.

Concorda comigo? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.