Topo

Bala na Cesta

Em casa, Indiana Fever pode conquistar título inédito da WNBA neste domingo

Fábio Balassiano

21/10/2012 13h31

Pode ser hoje o grande dia para o estado de Indiana. Um das mais fanáticos dos Estados Unidos, ele hoje verá o Fever jogar a partida 4 da final da WNBA contra o Minnesota Lynx (22h de Brasília) para tentar conquistar não só o primeiro título de uma franquia do Leste desde 2008, mas sim o primeiro troféu de campeão do Estado em qualquer nível de competição profissional de basquete (antes, o máximo que havia conseguido foi ver os Pacers na final de 2000 contra os Lakers – derrota por 4-2). Depois de fazer 76-59 na sexta-feira, o time abriu 2-1 e encurralou o Minnesota Lynx (Shavonte Zellous, que nunca havia marcado mais de 18 pontos em sua carreira na liga, teve incríveis 30 em uma atuação para a história).

Mas o passado traz lições importantes para o time da craque Tamika Catchings (foto). Em 2009, o Fever abriu 2-1 contra o Phoenix Mercury e teve a chance de conquistar o caneco em casa. Mas jogou mal, levou 90-77 (55 pontos do trio Pondexter, Penny Taylor e Diana Taurasi) e foi ao Arizona para perder a final por 3-2 após o 94-86 daquele 9 de outubro.

Além disso, nas últimas três finais que não houve varridas (2006, 2007 e 2009), o vencedor do jogo 3 PERDEU a final da WNBA (e o Indiana Fever ganhou o jogo 3…). Tem mais: o Indiana Fever, que antes desta temporada havia vencido apenas quatro partidas de pós-temporada fora de casa e neste ano já conseguiu o feito três vezes, pode se tornar o primeiro time da história a ser campeão após começar todas as suas séries de playoff perdendo – isso tudo, é bom dizer, sem Katie Douglas na decisão.

Do outro lado estará um time mordido, mas ainda balançando após a pancada que levou na sexta-feira. A melhor maneira para o Fever conquistar o título inédito seria começar a partida de hoje colocando na lona um adversário que está nas cordas (Seimone Augustus disse, após a peleja de dois dias atrás, que simplesmente não conseguia explicar o que aconteceu na quadra).

Será que o Indiana conquista, enfim, o primeiro título para o estado de Indianápolis?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.