Topo

Bala na Cesta

Ótimas notícias do fim de semana: os brilhos dos armadores Raulzinho e de Scott Machado

Fábio Balassiano

15/10/2012 00h55

Foi, sem dúvida, um ótimo fim de semana para os brasileiros. Ainda sem o NBB, o olhar fica focado na Espanha, cuja temporada já termina a sua terceira rodada, e na NBA, cujos jogos de pré-temporada animam os mais fanáticos. Na Liga ACB, Paulão foi bem com 12 pontos e quatro rebotes, Vitor Faverani esteve discreto com oito pontos e sete rebotes e Lucas Bebê ganhou e aproveitou seus 16 minutos (sete pontos, cinco rebotes e dois tocos). Na liga norte-americana, Tiago Splitter e Anderson Varejão ganham ritmo a cada dia em Spurs e Cleveland.

Mas ninguém chamou mais a atenção do que os armadores Raulzinho e Scott Machado. Cada um a seu modo, os dois foram muito bem pelo Gipuzkoa Basket Club e pelo Houston Rockets. Embora com derrota de seus times no final, ambos foram muito, muito bem.

Com 19 pontos (sua maior pontuação desde que chegou a Espanha ano passado), nove rebotes e quatro assistências em quase 35 minutos de quadra, o agora titular Raulzinho teve o terceiro melhor índice de eficiência da rodada espanhola com 29. Na liga, após três rodadas, ele tem 13,7 pontos, 3,7 assistências, 4,4 rebotes e 16,7 de eficiência (está entre os 20 melhores neste quesito).

No Texas, Jeremy Lin amassou o aro do San Antonio Spurs (1/10) e viu seu reserva roubar a cena. Scott Machado foi muito elogiado pela imprensa local, saiu-se com nove pontos e incríveis 11 assistências em menos de 23 minutos de atuação e prova, a cada dia, que tem potencial para ficar no time do Houston Rockets por toda a temporada 2012-2013. Tal qual aconteceu na Liga de Verão, Scott começou devagar, ainda tímido, mas aos poucos tem ganho confiança para arriscar mais e tentar seus passes. O resultado é que seu basquete tem fluído e seu desempenho, muito elogiado.

Como se vê, os pivôs e agora os armadores brasileiros têm ido muitíssimo bem neste começo de temporada (esqueci de listar lá em cima, mas Marcelinho Huertas, o melhor em atividade há algum tempo, saiu-se com 14 pontos e sete assistências ontem). Daquela lista imensa de pivôs que publiquei aqui semana passada, coloquemos os três armadores que estão acima da média (Huertas, Scott e Raulzinho).

Faltam os alas e Rubén Magnano já tem praticamente um seleto grupo de convocáveis para o próximo ciclo olímpico sem tanto trabalho assim.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.