Topo

Bala na Cesta

Spurs tentam último anel do trio de ouro - será que Manu, Parker e Duncan ainda têm gás?

Fábio Balassiano

08/10/2012 11h40

Depois do jogo 6 que eliminou seu time na última temporada, Manu Ginóbili coçou o olho e fez uma análise dura: "Eles (o Oklahoma City Thunder) são melhores do que nós em termos técnicos e físicos. São mais altos, atléticos e fortes. Não há muito o que se pode fazer quanto a isso agora e nos próximos anos". A avaliação foi no calor da emoção de uma eliminação sofrida, doída (os texanos tinham 2-0 e haviam varrido Clippers e Jazz – sequência de dez vitórias, portanto), mas a questão que fica para a temporada que começa em menos de um mês é: até que ponto o argentino acertou em cheio ao afirmar que o San Antonio Spurs não tem mais força para bater o Thunder?

Olhando para o elenco formado para esta temporada, a resposta é que sim, os Spurs ainda têm muita força para bater quem vier pela frente no Oeste (Lakers, Thunder, Clippers, qualquer um) e no Leste. A base foi completamente mantida, bons reforços (Nando de Colo é o principal deles) chegaram e um elenco que tem Manu Ginóbili, Tim Duncan e Tony Parker sempre merecerá respeito.

A questão para o 'não' é a física mesmo. Manu Ginóbili se lesionou em três temporadas consecutivas, foi jogar a Olimpíada de Londres (para desespero de Gregg Popovich, que disse recentemente ter assistido às partidas da Argentina rezando para o seu camisa 20 – e o 5 dos platenses – não se machucar) e já não mais a força dos últimos anos (isso é óbvio). Tim Duncan, provavelmente o melhor ala-pivô da história, completará 37 anos pouco tempo antes dos playoffs de 2013, e sua mobilidade está decaindo (também óbvio). Com 30 anos, Parker é o mais novinho do trio, mas ficou complicado acreditar que contra papa-léguas como Russell Westbrook ou Rajon Rondo a sua armação de classe ainda tenha espaço.

A saída do Spurs pode estar justamente na parte jovem do elenco. Danny Green, Kawhi Leonard, De Colo, Patrick Mills e Tiago Splitter precisarão contribuir para dar descanso e tranquilidade para as estrelas experientes da franquia. Caso consigam fazer com que Pop tenha confiança em limitar os minutos do trio de ouro sem que as vitórias sejam ameaçadas, o San Antonio chegará fortíssimo aos playoffs como nos últimos anos.

Não sei exatamente o porquê, mas eu acredito que ainda veremos Manu, Parker e Duncan novamente nas finais da NBA. Será que o trio consegue? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.