Topo

Bala na Cesta

Ainda em busca de espaço, Augusto Lima terá que suar por minutos no Málaga, na Espanha

Fábio Balassiano

02/10/2012 19h31

Deixei para falar sobre Augusto Lima por último na série sobre os brasileiros na Espanha de propósito. O ala-pivô do Málaga, que completou 21 anos no dia 17 de setembro e tem 2,06m, é certamente um dos mais talentosos jogadores do país que surgiram na mais recente fornada de alas e pivôs que fazem sucesso no exterior.

Formado nas categorias de base do Fluminense e com passagem pelo Franca Basquete (releia aqui a entrevista que fiz com ele há mais de um ano), Augusto renovou seu contrato com o Málaga até o final da próxima temporada (2013-2014) após ter ido muitíssimo bem em um Camp na Itália para jovens atletas de todo o mundo. Eleito o MVP da competição, despertou a cobiça de todos os times do continente e obviamente da NBA também (para o Draft de 2013, ele está cotado para a segunda rodada por enquanto).

Mas apesar da valorização não será nada fácil esta temporada para o fluminense (ele é do Rio de Janeiro e torcedor do líder do Brasileirão, diga-se de passagem). No elenco de Jasmin Repesa há o ótimo Fran Vazquez, o veteraníssimo Carlos Jiménez, Luka Zoric e o norte-americano James Gist, o espaço será disputado palmo e palmo, e a dificuldade para Augusto foi mostrada ontem, na estreia do Málaga contra o Real Madrid na capital espanhola. A "Jóia", como o brasileiro é chamado, teve apenas oito minutos, e o +/- de -16.

Augusto é talentoso pacas, tem um futuro brilhante, mas para quem registrou 11,6 minutos e 2,4 pontos por partida na temporada passada, o ano que acaba de começar na Andaluzia será tão árduo quanto o do ano passado. Que ele aproveite cada chance que tiver, porque se ainda não é um veterano com uma chance única para brilhar (ainda não é o caso), ganhar minutos significa acelerar o seu crescimento na Europa e quem sabe na NBA.

O Málaga é um clube grande, tradicional e se Augusto quer fazer valer a pena todo o investimento feito nele é a hora de mostrar todo o seu valor na temporada espanhola. Talento, insisto, ele tem e ninguém duvida disso.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.