Topo

Bala na Cesta

Novamente como reserva, Rafael Luz tem mais uma temporada para aprender na Espanha

Fábio Balassiano

01/10/2012 19h00

Na temporada 2011-2012, Rafael Luz (foto) foi reserva do bom Pedro Llompart no Alicante (clube que surpreendeu na Liga ACB mas que devido a problemas financeiros acabou não conseguindo jogar a principal divisão espanhola neste ano). Teve um desempenho razoável nos seus 15,1 minutos por partida, chegou a ser convocado para a seleção brasileira, mas sabe que precisa ir além neste campeonato que começou ontem.

Novamente empresado pelo Unicaja/Málaga, Rafael Luz foi parar no Obradoiro, clube tradicional de Santiago de Compostela (outra bela cidade) onde terá a mesma função que teve em Alicante. Aos 20 anos, ele será reserva do experiente Andrés Rodriguez (31 anos), Rafa Freire, como lá é conhecido, estreou ontem com dois pontos em dez minutos na importante vitória de seu time por 83-78 contra o Manresa.

Sua função, como se vê, está bem definida (dar descanso ao titular, colocar um pouco de energia quando entrar e não deixar o ritmo cair), e o mais importante é que Rafael não caia na armadilha de ser um reserva de um time mediano (se acomodar seria terrível).

O armador tem boa visão de jogo, e novamente será monitorado pelo time que detém seus direitos (o Málaga). Caso desempenhe bom papel, poderá voltar para o time da Andaluzia com confiança para assumir papel em um time maior. Aproveitar, portanto, os minutos que lhe serão dados em Compostela é mais do que fundamental.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.