Destaque do Paulista, ala-pivô Rafael Mineiro começa temporada em altíssimo nível
Quem acompanha este espaço (ou este blogueiro há mais tempo) sabe que este blogueiro nunca foi muito fã do jogo do ala-pivô Rafael Mineiro (foto), que surgiu muito bem no Mundial Sub-19 da seleção brasileira na Sérvia de 2007 (na campanha que levou o país ao quarto lugar, ele teve 7,6 pontos e 4,2 rebotes). Sua evolução, porém, não foi muito grande, e suas duas últimas temporadas (uma em São José, e a outra no Pinheiros) não foram muito boas.
Confesso, até, que estranhei quando o clube da capital renovou o seu contrato, já que faltava força de pontuação no garrafão do Pinheiros/SKY. Mas a diretoria foi lá (e ela, evidentemente, conhece mais dos atletas do que eu), confiou em Mineiro e o manteve no elenco.
Agora eu olho as estatísticas (quase não exibem as partidas na TV…) e vejam só: o camisa 12, que teve 28 pontos (três bolas de fora) e oito rebotes na vitória do Pinheiros ontem contra o Palmeiras por 88-60, é o líder de eficiência do Paulistão com 23,4, o sexto entre os cestinhas (18,7), o segundo entre os reboteiros (8,2), o terceiro em percentual de arremessos de dois pontos (66,7%) e o vice-líder em tocos (1,3). Apenas para se ter uma ideia: no NBB4, como reserva imediato de Olivinha, Mineiro teve 13 minutos de média (agora são 34), 5,3 pontos e 2,2 rebotes (muita evolução, não?).
Neste Paulista cujos grandes destaques são norte-americanos (Desmond, Laws, Rashaun, Kenny, Larry etc.), é muito bom notar que Rafael Mineiro conseguiu se colocar no primeiro pelotão dos atletas da competição. Se seu começo de campeonato em altíssimo nível for o prenúncio de uma temporada fantástica, tudo o que se esperava dele lá em 2007 terá demorado, sim, mas terá se concretizado.
Seu basquete sempre 'prometeu' muito, e aos 24 anos ele pode conseguir "virar" aquele grande ala-pivô (que agora chuta até de fora – tem 41% nos chutes de três pontos, com 10/24 na competição) que tanto se esperava. Que ele consiga manter esta regularidade no NBB5.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.