Topo

Bala na Cesta

Sem esquecer do passado, Lakers vão aposentar camisa 34 de Shaquille O'Neal

Fábio Balassiano

31/08/2012 00h30

O futuro parece ser brilhante para o Los Angeles Lakers com o quinteto titular formado por Nash, Kobe, Artest, Gasol e Howard, mas a franquia angelina parece (ainda bem) não esquecer de seu passado. Recentemente anunciou que colocará uma estátua do mito Kareem Abdul-Jabbar na frente do Staples Center (a cerimônia acontecerá no dia 16 de novembro), e ontem foi divulgada a informação que a camisa número 34 de Shaquille O'Neal, três vezes campeão com o time (2000, 2001 e 2002), será aposentada em 2 de abril de 2013 antes da partida contra o Dallas Mavericks (só fico curioso para saber qual será a reação de Kobe Bryant…).

É bem bacana o que o Los Angeles Lakers está fazendo. Na chegada de um novo super-pivô para a franquia (Dwight Howard), a equipe mostra respeito com o passado dos homens grandes que glórias deram ao time mais popular da cidade (Mikan, Wilt, Jabbar e Shaq ajudaram a construir a história do Lakers, né).

Poderíamos esperar que o foco todo fosse para a chegada de Howard ou até mesmo para mais confete em cima da brilhante história de Kobe Bryant, mas os Lakers decidiram fazer da próxima temporada uma espécie de "memorial" aos seus grandes e eternos pivôs. Não vi o auge de Jabbar (tenho 28 anos), mas acompanhei muito do simpático Shaq em Los Angeles e seus títulos com os angelinos e com o Miami. Ao lado de Hakeem Olajuwon foi o melhor "cincão" que vi atuar, e deixo abaixo o vídeo de sua melhor atuação com a camisa amarela dos Lakers.

No dia 6 de março de 2000, quando completou 28 anos, Shaq enfrentaria o Clippers. E ele queria deixar um presentinho aos rivais de cidade. Terminou com incríveis 61 pontos e 23 rebotes (números completos aqui). Veja só as imagens. Grande Shaq, hein! Deixou saudades nas quadras!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.