Topo

Bala na Cesta

Especial 20 anos do Dream Team: depois de provocação, a resposta ao Brasil em quadra

Fábio Balassiano

31/07/2012 17h45

Há exatos 20 anos, a seleção brasileira de José Medalha entraria em quadra para enfrentar o Dream Team norte-americano. Mas antes de jogar em Badalona contra os EUA em 31 de julho de 1992, Marcel de Souza deu uma declaração não muito amistosa ainda no Pré-Olímpico de Portland ao dizer que os norte-americanos tinham ido a Espanha para passear e se divertir.

Quando perguntado sobre o que achara da frase de Marcel, Charles Barkley não teve dúvidas e disse: "Nos vemos amanhã na quadra, mas, pra mim, Marcel é nome de vinho. Nos vemos amanhã em quadra".

E, bem, Barkley estava alucinado naquele 31 de julho. Sem sentir a ausência de John Stockton e Magic Johnson, ambos lesionados (Michael Jordan voltou a comandar as ações na armação com sete assistências), soltou os cotovelos nos rebotes (foram oito), defendeu como um louco (quatro roubos) e teve 30 pontos (12/14) em apenas 19 minutos na fácil vitória dos norte-americanos por 127-83 apesar dos 24 pontos de Oscar Schmidt (entrevistado de amanhã) e dos 16 de Paulinho Villas-Boas.

"Lembro-me que o nosso início foi muito bom, arrancando aplausos dos torcedores presentes. Porém com o desenrolar normal do jogo e com as trocas sucessivas de atletas deles a superioridade da equipe americana foi se consolidando. Mas o Barkley teve números fantásticos e foi o grande destaque deles", disse José Medalha em entrevista ao blog.

Veja abaixo os melhores momentos da quarta partida do Dream Team nos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.